PSOL adota pragmatismo e monta chapa plural para Eleições 2022 na Paraíba

O advogado Alexandre Soares foi o escolhido como pré-candidato ao Senado. Antes o partido estava com duas pré-candidaturas postas.

Foto: divulgação/PSOL

Mesmo o PSOL, que historicamente lança candidaturas ‘puro sangue’ nas disputas eleitorais na Paraíba, para o pleito deste ano também vai adotar uma composição eclética e pragmática. Para as Eleições 2022, a palavra de ordem tem sido ‘sobrevivência política’ e o resultado da Conferência Eleitoral do PSOL, realizada nesta segunda-feira (25) na sede do partido, demonstrou isso.

Para a montagem da chapa majoritária, o PSOL deve se unir com o União Popular (UP). O partido mais jovem no país tinha planos de lançar candidatura própria, mas deve ocupar a vaga de vice da pré-candidata ao governo pelo PSOL, Adjany Simplicio (PSOL).

Na disputa proporcional, o PSOL vai compor com a Rede. As duas legendas confirmaram a federação partidária e, para as eleições 2022, devem lançar juntos 12 candidatos ao cargo de deputado estadual, dentre elas figuras conhecidas como Olímpio Rocha, que disputou a prefeitura de Campina Grande.

Atualmente, dos dois partidos, apenas a Rede tem representação na Assembleia Legislativa, através de Chió (Rede), que aliado do governador e pré-candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB).

Na disputa à Câmara Federal quem soma na chapa da Federação é Tárcio Teixeira, que foi candidato ao governo da Paraíba em 2014 e 2018.

Senado

O professor e advogado Alexandre Soares foi escolhido como pré-candidato ao Senado na chapa do PSOL para a disputa eleitoral na Paraíba. O nome foi definido em uma Conferência Eleitoral, realizada nesta segunda-feira (25) na sede do partido, em João Pessoa.

A escolha tem status de definição porque até então o partido estava se apresentando com duas pré-candidaturas ao Senado, apesar de nas eleições deste ano ter apenas uma vaga. Além de Alexandre, estava colocado o nome de o jornalista e presidente do PSOL de Itaporanga, Sousa Neto.

Na chapa de Alexandre, Celso Batista, Jornalista e Servidor Público do TJPB, Sizenando Leal, Professor, devem compor como suplentes.

Pré-candidaturas de Deputados/as Estaduais:

Candidatura Coletiva (JP/Caaporã);
Elizabeth Sena (Cajazeiras);
Eduarda Brito (Sta Rita);
Vera (JP);
Olímpio Rocha (CG);
Cleyton Ferrer (Sta Rita);
Nelson Junior (CG);
Ivon da Barra (Alagoa Nova);
Gilson Ferreira (Lagoa de Dentro);
Zé de Dunco (Damião);
Ciço Filho (JP/Catolé);
Zé Costa (Guarabira).