Pesquisa para governador da Paraíba: João tem 39% dos votos válidos; Pedro, 22%; Veneziano, 22%; e Nilvan, 15%

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2022, numa abordagem presencial com 800 entrevistados votantes em 36 municípios.

Fotos: Deivid Ribeiro/TV Cabo Branco

Na véspera da eleição, a pesquisa Ipec, contratada pela TV Cabo Branco, na Paraíba, mostra que o candidato à reeleição pelo PSB, João Azevêdo, deve disputar segundo turno, mas seu adversário está indefinido.

João tem 39% dos votos válidos, quando se tira os brancos e nulos. Essa é a forma feita para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Os candidatos do PSDB, Pedro Cunha Lima, e do MDB, Veneziano Vital, estão numericamente empatados, os dois com 22% do votos válidos.

Na primeira pesquisa (29 de agosto), João tinha 40%, na segunda (22 de setembro), ficou com 41%.

Na primeira pesquisa, Pedro chegou a 20%, depois pulou para 23% dos votos válido. Agora, caiu um ponto percentual. Já Veneziano tinha 17%, subiu para 18% e subiu quatro pontos, nesta última pesquisa.

Nilvan Ferreira (PL), de acordo com o Ipec, tem 15% dos votos válidos. Ele já chegou a 19% na pesquisa do fim de agosto e 17% no último dia 22. Abaixo, um resumo dos dados com a evolução:

Pesquisa para governador da Paraíba: João tem 39% dos votos válidos; Pedro, 22%; Veneziano, 22%; e Nilvan, 15%

Adjnay Simplicio (Psol), Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU) não passaram de 1% das intenções de votos válidos.

VOTOS TOTAIS 

Com relação aos votos totais, na pesquisa estimulada, quando se inclui brancos e nulos, temos o seguinte cenário: João Azevêdo, com 37%, um aumento de 2% em relação à sondagem anterior; Pedro, 21%, um aumento de 1 ponto percentual; Veneziano Vital, com 21%, um aumento de 6 pontos percentuais em relação a pesquisa do último dia 22; Já Nilvan se manteve nos 14%.

Antônio Nascimento (PSTU) cresceu 1%. Ele tinha 0% nas duas anteriores. Ao ser publicada, esta reportagem informou que Antônio Nascimento tinha 0% das intenções de votos totais. A informação tinha sido repassada pelo Ipec. Os números, no entanto, estavam errados e o instituto corrigiu a informação.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2022, numa abordagem presencial com 800 entrevistados votantes em 36 municípios.

A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.