icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial será debatido na ALPB nesta sexta

O Fundo será criado através de uma PEC, de autoria do deputado Damião Feliciano (União).

Publicado em 22/10/2025 às 16:35 | Atualizado em 22/10/2025 às 17:27


				
					Criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial será debatido na ALPB nesta sexta
Marina Ramos/Câmara dos Deputados

A Assembleia Legislativa da Paraíba realiza, nesta sexta-feira (24), um debate sobre políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

O evento faz parte das discussões em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instrumento voltado ao financiamento de ações estruturantes para redução das desigualdades raciais no país.

O seminário, marcado para as 14h, no auditório da ALPB, reunirá parlamentares, representantes do Judiciário, gestores públicos e entidades da sociedade civil.

O deputado Damião Feliciano, autor da PEC, abrirá os trabalhos ao lado do deputado Orlando Silva, relator da proposta na Câmara Federal, e da deputada Benedita da Silva, que preside a comissão especial responsável pela análise do texto.

De acordo com os organizadores, o objetivo é ouvir autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil sobre os impactos da proposta e coletar sugestões que possam aprimorar o texto da PEC. A ideia é garantir que o fundo tenha instrumentos eficazes para financiar políticas públicas, projetos e ações que promovam a equidade racial de forma permanente.

Presenças confirmadas na audiência

Entre os convidados, também confirmaram presença o desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba; a prefeita de Pitimbu, Adelma Passos; e a deputada estadual Cida Ramos.

Representantes de movimentos sociais e de órgãos de promoção da igualdade racial também participarão das discussões, como Sebastião dos Santos, presidente da CUT/PB; Lídia Moura, secretária estadual da Mulher e da Diversidade Humana; Socorro Pimentel, secretária estadual de Combate ao Racismo do PT; Leonardo da Silva, do Observatório Paraibano Antirracismo; Carla Uedler Moreira, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa; e a vereadora Jô Oliveira.

Finalidade do Fundo

O principal objetivo da PEC é promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social. Pelo texto, o fundo terá um conselho consultivo, será administrado por um banco federal e financiará projetos de promoção cultural, social e econômica de pessoas pretas e pardas.

O fundo terá natureza privada. Além do Orçamento federal, os recursos virão de doações internacionais e de outras fontes previstas em lei. A União repassará R$ 20 bilhões ou R$ 1 bilhão por ano após a promulgação da emenda constitucional.

Tramitação da PEC

A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara em setembro deste ano. A proposta ainda será analisada por uma comissão especial a ser criada com essa finalidade.

Para ser promulgada, a PEC também precisa ainda ser aprovada em dois turnos de votação pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

*com informações da Agência Câmara de Notícias

Imagem ilustrativa da imagem Criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial será debatido na ALPB nesta sexta

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp