CONVERSA POLÍTICA
ALPB aprova título de cidadão paraibano para advogado Rogério Varela
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (14), o título de cidadão paraibano para o advogado Rogério Varela.
Publicado em 14/03/2023 às 12:41
A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (14), o título de cidadão paraibano para o advogado norte-rio-grandense Rogério Varela. A matéria é de autoria do presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), subscrito pelos demais parlamentares presentes.
"No Estado da Paraíba, o advogado tem realizado relevantes serviços à sociedade, em especial, na prestação de excelência naquilo que efetivamente é útil dentro do seu papel, além de tantos serviços prestados junto às instituições de ensino superior de ciências jurídicas", justificou Galdino.
Rogério Varela foi eleito para o cargo de ouvidor nacional do Ministério Público no final de fevereiro. A escolha foi feita pelo plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, por aclamação, órgão que compõe como membro efetivo desde maio do ano passado. Ele está representando a advocacia no conselho durante o biênio 2022/2024.
Rogério Varela
Rogério Varela Gonçalves é natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, mas tem raízes na Paraíba. "minha família é toda daqui", explicou.
Passou a morar em João Pessoa em 1992, onde conquistou a graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição onde deu seguimento à pesquisa em nível de mestrado. Em 2010, titulou-se doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Desde 1997, atua na atividade acadêmica. Como professor e pesquisador, mantém ou já manteve vínculos com diversas instituições, como a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Escola Superior da Magistratura Trabalhista na Paraíba (Esmat-PB), o Centro Universitário de João Pessoa, a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.
Comentários