icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Rogério Varela toma posse como membro do Conselho Nacional do Ministério Público

A solenidade foi realizada em Brasília, nesta terça-feira (10), com as presenças de diversas autoridades.

Publicado em 10/05/2022 às 13:23 | Atualizado em 11/05/2022 às 9:51


                                        
                                            Rogério Varela toma posse como membro do Conselho Nacional do Ministério Público
sergio almeida

O advogado paraibano Rogério Varela tomou posse nesta terça-feira (10) como novo membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ele vai representar a advocacia no conselho durante o biênio 2022/2024, juntamente com o advogado Rodrigo Badaró, que também tomou posse no mesmo evento, realizado em Brasília.

Em seu discurso, Varella falou da expectativa da sua atuação como membro do Conselho e declarou se sentir chegando a uma "nova família", a do Ministério Público.

Minha primeira impressão do CNMP é de abertura para a sociedade e não apenas o exercício de um controle externo. Vai muito além. É um chamamento democrático, uma abertura para a sociedade. Rogo a Deus para que eu possa honrar tamanha responsabilidade", afirmou Varella.

Na solenidade, o presidente do Conselho, o procurador-geral da República Augusto Aras, destacou a importância da participação dos advogados como membros do Conselho. "A presença da OAB é essencial ao equilíbrio da composição do CNMP. A composição mista dessa casa permite que a sociedade brasileira aqui esteja representada em seu pluralismo", afirmou o presidente.


				
					Rogério Varela toma posse como membro do Conselho Nacional do Ministério Público
Presidente da Rede Paraíba, Eduardo Carlos, prestigia posse do advogado Rogério Varela. Foto: divulgação. Eduardo Carlos, presidente da Rede Paraíba | Foto: divulgação

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, inclusive paraibanas, como o procurador da República, Edílio Magalhães, e o presidente da Rede Paraíba de Comunicação, o empresário Eduardo Carlos, que foi homenageado por Varela em seu discurso, pelo apoio em todo o processo. Além deles, também participaram da solenidade o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha Barros Júnior, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho de Justiça Federal (CJF), Humberto Martins.

Trâmite

Rogério Varela foi escolhido pelos conselheiros federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal e, no início do mês, passou pela sabatina no Senado, que teve relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). Após a aprovação foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. O ato foi publicado no última dia 26 de abril.

“Quero, antes de tudo e principalmente, agradecer a todos que me ajudaram nessa jornada. Agradecer a advocacia da Paraíba, que acreditou em meu nome e depositou, em meu nome, a confiança para representar a advocacia da Paraíba perante o CNMP. Agradecer o presidente Harrison Targino, o sempre presidente Paulo Maia e tantos outros amigos de jornada por esse voto de confiança. Quero também deixar externado que peço a Deus iluminação, paz, tranquilidade e sabedoria para que eu possa auxiliar na missão de controle dos atos administrativos do MP”, disse Varela ao Conversa Política.

Atuação do Conselho

O Conselho Nacional do Ministério Público atua na fiscalização administrativa, financeira e disciplinar do Ministério Público no Brasil e de seus membros.

É formado por 14 conselheiros, que representam setores diversos da sociedade, o CNMP tem como objetivo imprimir uma visão nacional ao MP.

Reclamações

O Conselho é uma entidade aberta ao cidadão e às entidades brasileiras, que podem encaminhar reclamações contra membros ou órgãos do MP, inclusive contra seus serviços auxiliares.

Ao Conselho cabe orientar e fiscalizar todos os ramos do MP: o Ministério Público da União (MPU) — que é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), pelo Ministério Público Militar (MPM), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) — e o Ministério Público dos Estados (MPE).

Composição

Presidido pelo procurador-geral da República, é composto por quatro integrantes do MPU, três membros do MPE, dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado.

Perfil

Rogério Varela Gonçalves é graduado em direito pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestre em ciências jurídicas pela mesma universidade (2002) e doutor em direito constitucional na Universidade de Coimbra (2010).

É professor titular do Centro Universitário de João Pessoa e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma instituição, além de ser professor colaborador da Fundação Educacional Jayme de Altavila. Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.

Imagem ilustrativa da imagem Rogério Varela toma posse como membro do Conselho Nacional do Ministério Público

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp