icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Caso Brascompany: em áudio, Antônio Neto diz que já entregou documentos a PF; investigadores negam

Enquanto a PF fazia a Operação, funcionários da empresa dizem ter recebido um áudio, com a voz dele, no qual o empresário pede tranquilidade. O local onde foi gravado é desconhecido.

Publicado em 16/02/2023 às 10:25 | Atualizado em 16/02/2023 às 10:46


                                        
                                            Caso Brascompany: em áudio, Antônio Neto diz que já entregou documentos a PF; investigadores negam
Antônio Neto Ais Foto: Camila Ferreira/Arquivo Braiscompany

A casa do empresário Antônio Neto, dono da Braiscompany, em um condomínio de luxo, em Campina Grande, foi um dos alvos da Operação da PF e do MPF deflagrada nesta quinta-feira (16).

Os agentes também fizeram busca e apreensão nas sedes da empresa em João Pessoa, Campina Grande e São Paulo.

A PF informou que dois sócios da empresa estão foragidos, mas não divulgou os nomes, apesar de sinalizar que os alvos de prisão temporária são Antônio Neto e Fabrícia Campos, oficialmente sócios principais da Braiscompany.

Além da prisão, houve determinação de sequestro de bens e suspensão parcial das atividades.

Enquanto a PF fazia a Operação, funcionários da empresa dizem ter recebido um áudio, com a voz dele, no qual Antônio Neto pede tranquilidade. O local onde foi gravado é desconhecido, mas no áudio há uma sinalização de que ele pode estar em São Paulo. Em um momento, na orientação aos funcionários ele diz:

Entregar o que eles pedem. Isso aconteceu aqui em São Paulo também e nós fizemos a entrega, de computadores, de operação", afirmou.

O Conversa Política apurou com fontes oficiais que não houve entrega de documentos algum, como ele afirmou no áudio. E nenhuma declaração foi prestada oficialmente a PF. Os investigadores acreditam que é uma forma de ele ganhar tempo.

No primeiro trecho, no áudio atribuído a ele, foi dito:

“Olá pessoal, muito bom dia. Fui acordado aqui com ligações do meu jurídico, de Dayvson, seguranças. Hoje está acontecendo uma operação de busca e ampreensão na Braiscompany. Alguns de vocês podem ser chamados para depoimentos. Fiquem em paz e tranquilos. Se forem chamados, vão e prestem as informações. Eu e Fabrícia já fomos chamados, prestamos as informações, entregamos a documentação necessária e só precisa dizer a verdade” [...] se preguntar quando começou atrasos, começou em dezembro. Só a verdade. Não tem o que falar, o jurídico já está trabalhando. Mas é mais um procedimento. Fiquem tranquilos, qualquer coisa eu estou à diposição", disse Antônio.

O áudio foi obtido e divulgado, inicialmente, pelo jornalista Maurílio Júnior e confirmado pelo Conversa Política. 

[audio m4a="https://jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2023/02/2c11bdacae3bac9eebc05eceb2e9af38.m4a"][/audio]

R$ 1,5 bilhão

A PF informou que aproximadamente R$ 1,5 bilhão em criptoativos foram movimentados nos últimos 4 anos, em contas vinculadas aos suspeitos. Entre eles, o sócio majoritário e responsável pelos negócios, Antônio Ais.

Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão.

Os crimes investigados somam uma pena de 12 anos de prisão mais multa.

O nome da Operação é uma alusão ao aumento da dificuldade de mineração do bitcoin, que ocorre a cada quatro anos, preíodo semelhante a ascenção e derrocada do esquema investigado.

A Operação Halving, segundo a PF, tem o objetivo de combater crimes contra o sistema financeiro e o mercado de capitais, segundo os investigadores, em tese, cometidos por sócios da empresa especializada em criptoativos.

Imagem ilustrativa da imagem Caso Brascompany: em áudio, Antônio Neto diz que já entregou documentos a PF; investigadores negam

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp