icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Prefeitura de Curral de Cima emite nota sobre Operação Fake Loan

Publicado em 18/03/2024 às 15:26


                                        
                                            Prefeitura de Curral de Cima emite nota sobre Operação Fake Loan
Foto: Divulgação

A prefeitura de Curral de Cima emitiu nota oficial em resposta à primeira fase da Operação ‘Fake Loan’ (Empréstimo Falso), deflagrada pelo Gaeco do Ministério Público da Paraíba nesta segunda-feira (18). O trabalho é para investigar um suposto esquema de

Em nota, a prefeitura confirmou que houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura e informou que "a gestão está empenhada em fornecer todas as informações necessárias às autoridades competentes, colocando-se à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos que se façam necessários".

A gestão também afirmou, na nota, que apesar dos fatos descritos na denúncia serem relativos ao ano de 2021, até o presente momento não ocorreu nenhuma intimação para apresentação de defesa ou esclarecimentos.

Também afirmou que está comprometida em fornecer todas as informações necessárias para esclarecer os fatos em questão, colocando-se à disposição dos órgãos de controle.

Operação Fake Loan

A operação Fake Loan foi deflagrada nas primeiras horas desta segunda-feira para investigar uma série de ilícitos na administração da prefeitura de Curral de Cima, administrada por Totó Ribeiro.

O trabalho conjunto contou com a participação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal, no centro da cidade.

Investigação

De acordo com o MP, há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Segundo o Gaeco, os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

NOTA

A Prefeitura Municipal de Curral de Cima, através da sua assessoria de comunicação, vem esclarecer e informar que na manhã desta segunda-feira (18) foram realizadas diligências no Município, capitaneadas pelo Ministério Público da Paraíba, tendo como alvo a sede da Prefeitura Municipal de Curral de Cima.

Importante destacar que a gestão está empenhada em fornecer todas as informações necessárias às autoridades competentes, colocando-se à disposição dos órgãos de controle para esclarecimentos que se façam necessários.

Frisa-se ainda, que apesar dos fatos descritos na denúncia serem relativos ao ano de 2021, até o presente momento não ocorreu nenhuma intimação para apresentação de defesa ou esclarecimentos.

A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a transparência e a legalidade, repudiando qualquer prática ilícita.

Neste momento, a prioridade é colaborar com as investigações, a fim de que sejam esclarecidos os fatos.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Curral de Cima emite nota sobre Operação Fake Loan

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp