CONVERSA POLÍTICA
Deputados estaduais assumem mandato na ALPB de olho em 2024
Dos 36 integrantes do legislativo estadual, quatro têm sinalizado interesse em disputar à prefeitura de sua cidade ou mesmo para uma cidade vizinha.
Publicado em 04/02/2023 às 15:51
O mandato dos deputados na Assembleia Legislativa da Paraíba iniciou oficialmente na última quarta-feira (1º) e alguns deles nem esquentaram a cadeira e já estão de olho em 2024, na eleição municipal. Dos 36 integrantes do legislativo estadual, quatro têm sinalizado interesse em disputar à prefeitura de sua cidade ou mesmo para uma cidade vizinha.
Um deles é o deputado Wallber Virgolino, que desde o ano passado afirma a intenção de concorrer para prefeito de João Pessoa ou de Cabedelo. A decisão vai depender do consenso de outras lideranças conservadoras como o comunicador Nilvan Ferreira (PL), Ruy Carneiro (PSDB) e o pastor Sérgio Queiroz (PRTB), que também manifestaram interesse pela disputa.
No meio do caminho o parlamentar terá o ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), que nem bem se elegeu para retornar à Assembleia já foi alçado a candidato natural à prefeitura. Apesar de não verbalizar o plano, o petista tem atacado a gestão do atual prefeito Cícero Lucena (PP) nas redes sociais e, ao mesmo tempo, tentando resgatar nos seguidores pontos positivos dos seus dois mandatos como gestor da capital.
Também no páreo parece estar o deputado Wilson Filho (Republicanos), que entregou a função de líder do governo para se dedicar mais intensamente ao mandato. Nos bastidores, dizem que ele quer colocar o nome à disposição para a disputa em João Pessoa, mesmo com a sólida aliança entre João Azevêdo (PSB) e Cícero, lendo-se aí o PP dos Ribeiros.
Fora da capital
Bem mais distante da disputa na capital, Camila Toscano (PSDB) tem sido cotada como possibilidade de candidata à prefeitura de Guarabira, no Agreste paraibano. A cidade já foi comandada pelo falecido pai, Zenóbio Toscano, e pela mãe, a ex-deputada Léa Toscano.
Em ritmo de 'Festa da Luz', tradicional evento de Guarabira, a deputada tem circulado como liderança. O município é comandado pelo aliado, Marcus Diogo (PSDB), o que favorece as articulações.
Novato, Eduardo Brito (SD) iniciou o mandato fazendo críticas à gestão da prefeitura de Mamanguape, que já foi comandada por ele. Curioso que ele divide o parlamento (e a base governista) com a deputada Danielle do Vale (Republicanos), filha da prefeita Eunice.
Prefeitos deputados
Dos 13 nomes que representam a renovação na Assembleia Legislativa na atual legislatura, 14 são ex-prefeitos paraibanos. São eles:
- Chico Mendes (PSB) - São José de Piranhas;
- Dr Romualdo (MDB) - ex-prefeito de Congo;
- Drº Eduardo Brito (SD) - Mamanguape;
- Fábio Ramalho (PSDB) - Lagoa Seca;
- Gilbertinho (União) - Lagoa;
- João Paulo (PP) - Boqueirão;
- Francisca Motta (Republicanos) - Patos;
- Luciano Cartaxo (PT) - João Pessoa.
Também foram prefeitos e garantiram a reeleição: Adriano Galdino (Pocinhos); Tião Gomes (Areia); Anderson Monteiro (Esperança); Galego de Sousa (São Bento); Branco Mendes (Alhandra) e Chió (Remígio).
Do grupo, quatro entregaram o mandato conquistado em 2020 pelo legislativo: Chico Mendes, Romualdo, Fábio Ramalho e Gilbertinho. Se eles ou os demais vão querer refazer o caminho de volta, só o tempo dirá.
Comentários