CONVERSA POLÍTICA
Deputados tornam expressão 'A Paz do Senhor Jesus' patrimônio cultural da Paraíba
ALPB 'profana' título ao conceder a expressão que não é utilizada apenas no estado.
Publicado em 05/06/2024 às 13:25 | Atualizado em 05/06/2024 às 20:17
Em mais um gesto de 'profanação' ao que deve ser considerado patrimônio cultural imaterial da Paraíba, os deputados estaduais resolveram dar o título à saudação 'A Paz do Senhor Jesus'.
Aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (5), por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do deputado Galego Sousa (PP), que cria a honraria para a expressão tradicional entre evangélicos.
A matéria foi subscrita por vários parlamentares, dentre eles o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos). “Se Francisca Motta vai nessa eu também vou”, disse, em tom de brincadeira.
Ao apresentar a proposta, o deputado Galego de Sousa disse que "aqui no Estado da Paraíba, o cumprimento com "A Paz do Senhor Jesus" também é uma saudação utilizada pela grande maioria dos evangélicos, que de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, referente ao ano de 2000, a Paraíba contava com 8,8% de evangélicos".
Não consegue, no entanto, justificar sobre o alcance cultural da expressão para ser digna de receber o status de "patrimônio paraibano".
Nenhuma novidade, de toda forma, em se tratando da Assembleia Legislativa, que já resolveu conceder essa honraria ao pastel de açúcar, ao cachorro-quente da Mundial Lanches, os trabalhadores ambulantes e até o hip-hop. Todos passam longe de ser algo tipicamente paraibano e que precise de proteção legal para serem preservados como cultura.
Comentários