CONVERSA POLÍTICA
Cerca de 40 famílias ocupam prédio no Ponto de Cem Réis em João Pessoa
O prédio foi desapropriado pela Prefeitura em 2019 para abrigar um shopping popular, mas, até agora, nada foi feito no local.
Publicado em 05/04/2022 às 9:11 | Atualizado em 05/04/2022 às 10:22
Cerca de 40 famílias ocuparam o Edifício Nações Unidas, em frente ao Ponto de Cem Réis, em João Pessoa, na madrugada desta terça-feira (5). O prédio foi desapropriado pela Prefeitura em 2019 para abrigar um shopping popular, mas, até agora, nada foi feito no local.
A invasão foi conduzida pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), que aponta um déficit habitacional que ultrapassaria as 20 mil unidades na cidade, impulsionado pelo cortes de 98% dos recursos federais destinados à política de habitação no governo Bolsonaro.
Também argumenta que a requalificação de prédios antigos em áreas centrais e históricas, ricas em infraestrutura e acessibilidade, são importantes passos na luta pela Reforma Urbana. Acusam a prefeitura de reformular o Plano Diretor de acordo com interesses privados, sem diálogo com os movimentos sociais de moradia.
O Conversa Política entrou em contato com a gestão municipal. A secretária de habitação da capital, Socorro Gadelha foi ao local e aguardamos retorno.
Os moradores da ocupação decidiram fazer uma homenagem ao líder das Ligas Camponesas na Paraíba, João Pedro Teixeira, assassinado há 60 anos, em 02 de abril 1962.
O prédio, com cinco pavimentos, foi projetado para uso comercial. Possui áreas de loja no térreo e unidades definidas como salas para diversos usos nos quatro andares superiores, totalizando 54 unidades. Além disso, o prédio também conta com áreas de circulação, um elevador e ainda uma área de subsolo.
Comentários