CONVERSA POLÍTICA
Direção do Folia de Rua decide cancelar festa presencial no Espaço Cultural, em João Pessoa
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, havia sugerido a realização das festas em ambiente fechado.
Publicado em 17/01/2022 às 12:34 | Atualizado em 17/01/2022 às 12:50
A Diretoria da Associação Folia de Rua decidiu cancelar a tradicional prévia carnavalesca de João Pessoa, ainda que em ambiente fechado. A decisão foi tomada pela diretoria e referendada em assembleia geral da associação nesta segunda-feira (17), em do cenário de crise sanitária vivida em todo mundo devido à pandemia de covid-19 e a epidemia de Influenza H3N2.
A realização da festa de modo presencial, em ambiente fechado, havia sido proposta pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas) como uma solução de para que os festejos não deixassem de ser realizados pelo segundo ano seguido, mas em local em que fosse possível estabelecer protocolos sanitários.
Segundo a direção do Folia de Rua, o evento seria realizado de forma presencial no Espaço Cultural entre os dias 17 e 26 de fevereiro. A prefeitura também deve realizar, no período carnavalesco de 28 de fevereiro a 1º de março, o Carnaval Tradição.
Em nota, o presidente do Folia de Rua, Sérgio Nobrega agradeceu a compreensão de quem esperava que a festa fosse realizada este ano e antecipou que em breve será apresentado o Projeto Folia Com Vida, "voltado ao fortalecimento da cultura com ações criativas e sem aglomeração, promovendo defesa da vida e da saúde durante a tradicional semana do pré-carnaval".
O diretor da Funjope, Marcus Alves, disse que o Carnaval Tradição ainda segue sem definição se será mantido ou também vai ser cancelado em modo presencia pelo segundo ano. "Estamos deixando que a própria associação e seus membros e associados definam o modelo de carnaval que eles querem para marcar simbolicamente esse momento", comentou ao Conversa Política.
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Diretoria da Associação Folia de Rua vem a público comunicar que, diante da realidade de continuidade do enfretamento a atual crise sanitária, decide cancelar o evento que seria realizado de forma presencial no Espaço Cultural entre os dias 17 e 26 de fevereiro. A decisão foi tomada pela diretoria e referendada em assembleia geral da associação.
A Folia de Rua está consolidada como maior evento carnavalesco da capital Paraibana, responsável por proporciona incremento na economia da cidade, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. É uma manifestação cultural viva, democrática, inclusiva e plural, que pulsa efervescência e alegria nos corações paraibanos, sobretudo dos pessoenses, portanto uma chama que não se apaga.
Somos gratos pela compreensão da população pessoense. O presidente Sergio Nobrega promete, juntamente com sua diretoria, apresentar em breve o Projeto Folia Com Vida, voltado ao fortalecimento da cultura com ações criativas e sem aglomeração, promovendo defesa da vida e da saúde durante a tradicional semana do pré-carnaval.
Agradecemos especialmente ao gesto de grandeza do prefeito Cícero Lucena, que de forma inédita nos convidou sentar à mesa de reunião para partilhar da construção de caminhos e soluções para nosso movimento, além de garantir o apoio institucional através da Fundação Cultural de João Pessoa, que tem a frente o competente e dinâmico gestor, prof. Marcus Alves. E ao Governo do Estado, na pessoa do governador João Azevedo e do Diretor Presidente da FUNESC, Pedro Santos que garantiu com presteza a parceria e o apoio.
Comentários