icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Governador sugere incorporação 'paulatina' da Bolsa Desempenho para policiais inativos da Paraíba

Representantes da categoria serão recebidos para reunião nesta terça-feira (4) no Palácio da Redenção.

Publicado em 03/01/2022 às 15:16


                                        
                                            Governador sugere incorporação 'paulatina' da Bolsa Desempenho para policiais inativos da Paraíba
Foto: Secom-PB

O governador João Azevêdo (Cidadania) sinalizou nesta segunda-feira (3) que vai propor uma incorporação 'paulatina' da Bolsa Desempenho para os policiais e bombeiros militares inativos da Paraíba. A sugestão, segundo antecipou em seu programa oficial na rádio, será colocada à mesa amanhã (4), num reunião agenda para acontecer com representantes das categorias no Palácio da Redenção.

João Azevêdo disse que sua equipe reconhece que a solução definitiva é incorporação da bolsa, mas que o governo não tem condições financeiras de assumir um compromisso para todos de uma só vez. O governador não detalhou qual impacto a medida pode gerar nos gastos públicos.

"Vamos discutir isso de forma muito direta, colocando números na mesa para que a gente possa encontrar soluções para problemas que não foram criados por esse governo"", declarou João.

O governador se referia a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que criou a bolsa para os profissionais da ativa. Na prática, a medida acaba reduzindo a renda dos policiais ao entrarem na reserva porque não é contabilizado no cálculo da aposentadoria.

Em setembro de 2017, a Justiça estadual da Paraíba decidiu que os inativos teriam direito à bolsa desempenho. Em junho de 2018, Ricardo editou uma Medida Provisória para conceder o benefício, o que nunca foi efetivado. Em março do ano passado, o Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (PBPrev) foi condenado a pagar multa mensal de R$ 1 milhão por não aplicar a medida.

Debates

A incorporação da bolsa desempenho na remuneração, assim como já foi regulamentado para os policiais da ativa, voltou ao debate em meio aos protestos realizados desde a aprovação na Assembleia Legislativa da 'Lei de Proteção Social dos Militares'.

A Proteção Social dos Militares, que ainda não foi sancionada pelo Executivo, tem sido alvo de guerra de narrativas entre o governo e lideranças políticas.

De um lado, os PMs, instigados pelo deputado estadual Cabo Gilberto (PSL), alegam que o novo regramento traz prejuízos para a categoria, principalmente para os que estão indo para inatividade. Do outro, o governo afirma que a legislação estadual é apenas a reprodução no estado de Lei Federal, sancionada por Bolsonaro, que precisava ser aprovada até o fim do ano nos estados.

Na pauta, as categorias também devem aproveitar para debater outras demandas como reajuste salarial para 2022, planos de cargos, carreira e remuneração para a categoria e revisão das novas regras para aposentadoria dos militares.

A tarde, a expectativa é de que o governador João Azevêdo recebe representantes da polícia civil, que também cobram reajuste salarial, já que afirmam ser a polícia pior remunerada do país, além de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do pessoal.

Imagem ilustrativa da imagem Governador sugere incorporação 'paulatina' da Bolsa Desempenho para policiais inativos da Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp