CONVERSA POLÍTICA
Governador da Paraíba anuncia articulação para compra direta de vacina contra Covid-19
Publicado em 24/02/2021 às 10:27 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:12
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O governador João Azevêdo (Cidadania) acendeu uma luz no fim do túnel para os paraibanos que aguardam a aceleração da imunização contra Covid-19. Em sua conta pessoal no Twitter, ele disse que há uma articulação do Consórcio de Governadores do Nordeste para negociar diretamente com os laboratórios a compra de novas doses da vacina.
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1364559037564649474
A comprar direta por estados e municípios com os fabricantes foi autorizada ontem pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Só que a permissão só é válida caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes, o que no momento não vem ocorrendo.
Nesta quarta-feira, por exemplo, há a previsão de desembarque de 63 mil doses de vacina na Paraíba. Desse total, já tem confirmado a entrega imediata de 39 mil da Oxford/Astrazeneca.
A tese define ainda que as vacinas eventualmente compradas pelos governos locais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Caso o prazo não seja cumprido, a importação pode ser liberada, se houver registro nas agências reguladoras da Europa, dos Estados Unidos, do Japão ou da China.
Comentários