CONVERSA POLÍTICA
Governo da Paraíba desapropria terreno para obras da via Altiplano; veja como vai ficar
A obra Via Altiplano vai ligar em linha reta o campus da UFPB com o bairro Altiplano.
Publicado em 20/10/2022 às 11:17
O governador João Azevêdo (PSB) determinou a desapropriação de parte de uma granja para construção da Via Altiplano. A obra deve fazer a ligação entre os bairros do Altiplano e Castelo Branco, em João Pessoa, nas imediações do Hospital Universitário. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (20).
O decreto diz que a faixa de terreno que será desapropriada, com benfeitorias reprodutivas e não reprodutivas, está localizada na Via do Atlântico, no trecho entre o Hospital Universitário da UFPB acesso ao Altiplano, na rua Vereador João Freire, nº 52, no Conjunto Castelo Branco. O imóvel, no entanto, não fica no caminho de onde será construído o acesso.
Ao Conversa Política, o engenheiro Ivan Braga, responsável pela obra, disse que houve um equívoco, que o endereço é da residência do proprietário da granja que terá parte do seu terreno desapropriado para dar acesso à Via Altiplano. Um novo decreto será editado com as informações corretas.
O decreto autoriza a Procuradoria Geral do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER), a promover, em conjunto ou isoladamente, a desapropriação do imóvel por meios amigáveis ou judiciais.
"A via passará exatamente onde fica a pocilga do proprietário da granja, que já autorizou a desapropriação. No local vamos construir uma ponte, sobre o Rio Timbó. Iniciamos, inclusive, a demarcação do local. A obra está bem adiantada", comentou o engenheiro.
Via Altiplano
A obra Via Altiplano vai ligar em linha reta o campus da UFPB com a avenida João Cirilo, também conhecida por avenida Panorâmica. A via conecta a rua Arthur Enedido dos Anjos com Antônio Francisco Amaral.
Inicialmente, o engenheiro civil Zé Arnaldo, do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, havia previsto, ao Conversa Política, a desapropriação de duas casas.
O sentido contrário será pela avenida Severino Ennes de Atayde, que começa em frente à Igreja Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
De acordo com o governo do estado toda a intervenção terá a extensão de 2,44 km e o investimento será R$ de 14,7 milhões. A ordem de serviço foi assinada em 05 de outubro de 2021 e o asfaltamento do binário já foi feito.
Comentários