icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Quem tomou vacina da gripe precisa esperar 14 dias para tomar a da Covid-19, diz infectologista

Publicado em 16/07/2021 às 17:15 | Atualizado em 22/06/2023 às 14:05

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 


				
					Quem tomou vacina da gripe precisa esperar 14 dias para tomar a da Covid-19, diz infectologista
Foto: Divulgação.

Com mais vacinas para ampliar a cobertura de primeira dose, usando os imunizantes que estavam guardados para uma segunda aplicação, João Pessoa e muitas cidades baixaram ou vão baixar a faixa etária do plano de imunização para  aumentar o número de pessoas vacinadas.

Na capital, com esforço concentrado e corujão de vacinação, adultos com 30 anos ou mais já devem começar a se vacinar neste sábado. Nesta sexta-feira, milhares com 40+ e 35+ já se vacinaram.

Mas os infectologistas alertam aquelas pessoas que tomaram a vacina da gripe, a Influeza, nos últimos dias. Nesse caso, será preciso esperar, pelo menos, duas semanas e só depois tomar a primeira dose da Covid-19.

"Temos que avisar as pessoas que tomaram a dose da vacina da influenza que precisam ter paciência para completar 14 dias e só depois tomar a primeira dose da vacina contra Covid", disse o infectologista Fernando Chagas, diretor do Hospital Clementino Fraga, ao Conversa Política.

Quem tomou a vacina da gripe, semana passada, por exemplo, quando teve o 'Dia D', só pode tomar a da Covid-19 no próximo fim de semana.

"Não há estudos disponíveis sobre as reações provocadas no corpo pela aplicação simultânea das vacinas contra Influenza e Covid-19, por isso o intervalo de duas semanas tem que ser observado", explicou o infectologista.

Sobre uso de D2 

O infectologista afirmou que vacinar as pessoas com as 'segundas doses guardadas' foi a melhor decisão tomada pelas autoridades de Saúde. Isso porque, segundo ele, os estudos mostram que a variante Delta é muito perigosa e aplicação dessa primeira "carga" de imunização pode evitar um estrago.

"Decisão acertadíssima do governo. Os estados que insistem em adiantar D2 (diminuir o intervalo da primeira dose) não estão seguindo as recomendações dos principais estudos mundiais e até das sociedades, como a Sociedade Brasileira de Infectologia e Imunologia", afirmou Chagas.

Segundo Chagas, a variante Delta é perigosa porque é a mais transmissível de todas. "Chega a ser 98% mais transmissível do que o vírus do ano passado (a P1 de Manaus era 38% mais transmissível e você viu o estrago que fez). Então a ampliação da cobertura funcionaria como um bloqueio na transmissão, para evitar que essa variante se espalhe por aqui", explicou.

https://soundcloud.com/laerte-cerqueira/whatsapp-ptt-2021-07-16-at-173915

Coletiva de secretários de Saúde

Na manhã desta sexta-feira (16), os secretários de Saúde da Paraíba, João Pessoa e Campina Grande concederam uma entrevista coletiva para tranquilizar a população sobre o uso da D2, nesse momento. Eles garantiram que não vai faltar segunda dose para quem já se vacinou com a primeira dose da AstraZeneca, nos últimos dias.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que caso o intervalo para aplicação da segunda dose passe dos 90 dias, haverá um benefício na imunização e não um malefício, de acordo com as pesquisas.

Fábio Rocha, secretário de João Pessoa, disse que o grande benefício é a possibilidade de evitar, ao máximo, o registro de casos graves e mais hospitalizações. Já Felipe Reul, secretário de Campina, ressaltou que toda decisão foi tomada com base em estudos, na Ciência. Ouça áudios da coletiva:

https://soundcloud.com/laerte-cerqueira/geraldo-medeiros-fala-de-uso-de-d2

https://soundcloud.com/laerte-cerqueira/fabio

https://soundcloud.com/laerte-cerqueira/felipe-reul

Imagem ilustrativa da imagem Quem tomou vacina da gripe precisa esperar 14 dias para tomar a da Covid-19, diz infectologista

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp