CONVERSA POLÍTICA
MST da Paraíba publica e depois apaga nota em que chama ataque do Hamas de “reação legítima” da Palestina
Publicado em 10/10/2023 às 19:29
Por Felipe Nunes
O perfil do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Paraíba replicou, na rede social Instagram, nesta terça-feira (10), uma nota da instância nacional, que chama de “reação legítima” da Palestina o ataque terrorista do grupo Hamas contra Israel.
O posicionamento do MST não cita nominalmente a ação do Hamas que deixou milhares de civis mortos em Israel, mas reitera o "apoio total e irrestrito à luta do povo palestino" e cita a "autodeterminação contra a política de apartheid implementada por Israel".
A nota foi compartilhada três dias após o início dos conflitos. Após a repercussão, o post foi apagado da rede social do MST na Paraíba, mas segue disponível no site do Movimento.
“A Resistência Palestina, desde Gaza, reagiu, de maneira legítima, às agressões e à política de extermínio que Israel implementa na região há mais de 75 anos (...) À brava Resistência Palestina em Gaza: seguiremos apoiando e defendendo o direito legitimo dos povos a reagir contra a opressão", diz trecho da nota.
Vale lembrar que o conflito, iniciado pelo Hamas no último sábado (07), já deixou mais de mil mortos quando o grupo extremista armado invadiu a Faixa de Gaza, lançando milhares de foguetes. Após os primeiros bombardeios, Israel decretou "cerco total" na região, em que cerca de 2 milhões de pessoas vivem.
De acordo com informações do G1, duas paraibanas que estavam em Israel estão na lista de passageiros que vão voltar ao Brasil no primeiro avião enviado pelo governo para resgatar brasileiros nas zonas de conflito no Oriente Médio. O voo estava previsto para deixar Tel Aviv, capital de Israel, às 13h (horário de Brasília) desta terça-feira (10).
De acordo com o Secretário Executivo da Representação Institucional da Paraíba, Adauto Fernandes, o Itamaraty optou por repatriar, inicialmente, as pessoas mais próximas da zona de conflito e que tinham pouca bagagem.
Já a paraibana Kesia Hadassah Tavares, que vive em Israel desde o ano de 1998 e passa férias na Paraíba, tem passagem de volta para o Estado Judeu marcada para esta quarta-feira (11), mas não tem certeza se a viagem vai ocorrer. Ela está em contato com a parte da família que ficou no país.
Conflito entre Israel e Hamas
O grupo Hamas bombardeou Israel neste sábado (7) em um ataque surpresa considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. O grupo Hamas reivindicou o ataque e afirmou se tratar do início de uma grande operação para a retomada do território.
Em resposta aos ataques, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que seu país está em estado de guerra. O premiê lançou a operação “Espadas de Ferro” e convocou convocou uma grande quantidade de reservistas.
Comentários