Guerra na Ucrânia: governo da Paraíba estima que pelo menos 16 paraibanos devem ser repatriados

A quantidade exata só será divulgada na decolagem dos dois aviões da Força Aérea Brasileira. São professores, jornalistas, jogadores de futebol, empresários, profissionais liberais e de tecnologia.

Guerra na Ucrânia: governo da Paraíba estima que pelo menos 16 paraibanos devem ser repatriados
 Linha em vermelho é a fronteira entre Ucrânia e Romênia, onde muitos brasileiros tentam sair do país invadido. Imagem: GoogleMaps/Laerte Cerqueira.

O Secretário de Representação da Paraíba, Adauto Fernandes, informou ao Conversa Política que em reunião, na tarde de ontem (26), com a embaixada da Ucrânia no Brasil, o Itamaraty confirmou que a Força Aérea do Brasil disponibilizou dois aviões para que brasileiros sejam repatriados.

O país do leste europeu foi invadido por tropas russas, no fim da semana passada.

Entre os 400 brasileiros, o governo da Paraíba estima que estão pelo menos 16 paraibanos. São professores, jornalistas, jogadores de futebol, empresários, funcionários na área de tecnologia e profissionais liberais.

“Segundo orientação do governador João Azevedo estamos em contato permanentemente com os setores consulares do Brasil na Ucrânia, e a embaixada da Ucrânia do Brasil”, disse o secretário Adauto Fernandes.

Adauto acrescentou que as autoridades brasileiras afirmaram que, a qualquer momento, irão divulgar o plano estratégico para repatriar esses paraibanos e brasileiros que estão lá, boa parte na divisa com a Romênia.

Segundo ele, ainda não é possível saber o número exato de paraibanos, mas isso deve acontecer na decolagem dos dois aviões da força aérea brasileira.

O número de 16 é a quantidade de brasileiros que procuraram a embaixada da Ucrânia no Brasil para regularizar a sua entrada (no país europeu). Aí o perfil desses paraibanos é de jornalistas, jogadores de futebol, profissionais liberais e profissionais da tecnologia da informação”, esclareceu ao Conversa Política.

Ele acrescentou ainda que as informações a respeito da quantidade estão sendo preservadas por segurança porque o objetivo é que todos os brasileiros sejam repatriados com tranquilidade. Disse ainda que nem o Itamaraty nem a própria embaixada na Ucrânia têm esse número por estado”, explicou.

Na última sexta-feira(25), o governador do estado da Paraíba João Azevedo, determinou que a Secretaria de Representações executasse o plano de estratégia para repatriar paraibanos que estão na Ucrânia. O governador usou uma rede social para fazer a comunicação.

Operação 

De acordo com a Secretaria de Representação da Paraíba, o Itamaraty lidera operação em contato direto com autoridades da estação central de trens de Kiev, com autoridades locais em Chernivtsi (Ucrânia) e com as autoridades migratórias romenas. A Embaixada do Brasil também enviou missão à fronteira.

Já houve confirmação de que outros brasileiros, acompanhados de outros cidadãos latino-americanos, cruzaram o mesmo ponto da fronteira nas últimas horas e estão a caminho da capital romena.

>>>Ex-jogador do Botafogo-PB, Cristian pede ajuda ao Governo do Brasil para poder sair da Ucrânia após invasão da Rússia

Guerra na Ucrânia: governo da Paraíba estima que pelo menos 16 paraibanos devem ser repatriados
Registro da tela da reunião entre secretário de Representação da Paraíba e secretário de Assuntos Consulares da Ucrânia. Foto: Divulgação