CONVERSA POLÍTICA
Governador nomeia Leonardo Quintans como novo Procurador-geral de Justiça da Paraíba
O promotor de Justiça foi o mais votado na eleição interna para preenchimento da vaga
Publicado em 06/08/2025 às 13:34 | Atualizado em 06/08/2025 às 17:55

O governador João Azevêdo (PSB) já assinou o ato de nomeação do promotor Leonardo Quintans Coutinho para o cargo de procurador-geral de Justiça da Paraíba no biênio 2025-2027. O anúncio da escolha foi feito nesta quarta-feira (6) durante a solenidade de cessão do Casarão dos Azulejos, em João Pessoa, para instalação do Museu da Justiça Eleitoral.
O governador disse que assinou o ato pouco antes de se dirigir ao local do evento, confirmando, assim, as expectativas de que iria respeitar a vontade da maioria e escolher o mais votado pelos integrantes do Ministério Público da Paraíba.
“Nós assinamos a portaria que será publicada no Diário Oficial com a nomeação de Leonardo Quintans, nomeando o integrante mais votado da lista tríplice, reconhecendo a vontade da categoria que fez uma escolha muito clara”, sustentou o governador João Azevêdo.
A lista tríplice dos candidatos à vaga foi encaminhada ao chefe do Executivo na semana passada, após eleição geral. Leonardo Quintans foi o mais votado, com 56,47% dos votos, seguido por Rodrigo Marques da Nóbrega, com 17,63%, e Aristóteles de Santana Ferreira, com 14,60%.
A posse do novo procurador-geral, em substituição ao procurador Antônio Hortêncio, deve ocorrer no dia 1º de setembro.
Leonardo Quintans
Leonardo Quintans ingressou no Ministério Público da Paraíba em 2013 e ocupa atualmente o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé e assessor técnico do Procuradoria-Geral de Justiça. Ele começou a carreira no MPPB como promotor de Justiça de Sousa, onde atuou como promotor do Patrimônio Público, da Cidadania, da Família, da Fazenda Pública e em matéria Cível, além da função eleitoral. Foi, também, coordenador da Promotoria de Sousa. Em 2015, foi removido para Picuí e em 2019 para Alagoa Grande, onde ficou até 2024, quando foi promovido para a entrância final, para a promotoria de Catolé de Rocha. No mesmo ano, foi removido para o cargo de 1⁰ promotor de Justiça de Sapé.
Foi também coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público (2017 a 2019) e secretário de Planejamento e Gestão (2019 a 2021). Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025 presidiu a Associação Paraibana do Ministério Público (APMP). Foi, ainda, diretor do Nordeste da Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) e coordenador do Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção).
Comentários