CONVERSA POLÍTICA
Justiça Federal lança pedra fundamental para construção da sede própria em Patos
Solenidade contou com a participação do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e da Câmara, Hugo Motta, além de outras autoridades.
Publicado em 31/10/2025 às 15:29

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) lançou, na manhã desta sexta-feira (31), a pedra fundamental para construção da nova sede no município de Patos, no Sertão paraibano. Atualmente a JFPB na cidade funciona em um prédio alugado na Rua Bossuet Wanderley, no bairro Brasília.
A cerimônia foi promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e pela própria JFPB.
O terreno onde será erguido o novo fórum foi doado pela Prefeitura de Patos, após aprovação da Câmara Municipal por meio da Lei nº 6.340/2025, sancionada pelo prefeito Nabor Wanderley.
O processo de transferência da área para o patrimônio da União está em fase final de registro.
Autoridades na solenidade
O evento contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Antonio Herman Benjamin; do desembargador federal Rogério Fialho, representando o TRF5; do diretor do Foro da Seção Judiciária da Paraíba, juiz federal Sérgio Murilo Wanderley Queiroga; e do juiz federal Thiago Batista de Ataíde, que dirige a Subseção de Patos, além de autoridades civis e militares.
Para o juiz Sérgio Murilo, a construção representa “uma conquista significativa” para a instituição e para a região. “A nova sede fortalecerá o acesso à Justiça e criará um ambiente moderno, acessível e sustentável, voltado para o cidadão e para os servidores. É um investimento que reforça o compromisso da Instituição com a interiorização da Justiça”, destacou.
Nova sede em Patos
O projeto da futura sede prioriza eficiência energética, sustentabilidade e conforto ambiental, seguindo as diretrizes do Poder Judiciário Federal.
O pré-projeto arquitetônico foi desenvolvido pela equipe técnica da Justiça Federal na Paraíba, e as etapas complementares estão sob responsabilidade de uma empresa especializada.
A licitação para execução da obra deve ser lançada nos próximos meses.
A Subseção Judiciária de Patos tem competência plena (cível e criminal) e atende também aos Juizados Especiais Federais, abrangendo 26 municípios do Sertão, como Santa Luzia, Teixeira, São Mamede e Cacimba de Areia.

Comentários