icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Justiça suspende licitação para construção do terminal de Integração do Valentina

Publicado em 24/06/2021 às 18:15 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:08

Por ANGÉLICA NUNES e LARTE CERQUEIRA

A juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, determinou que a prefeitura de João Pessoa suspenda, imediatamente, o processo licitatório que resultaria na contratação de uma empresa especializada para a retomada das obras de implantação do terminal de Integração do Valentina, na Zona Sul da capital.

A licitação foi aberta em janeiro deste ano pelo prefeito Cícero Lucena, após assumir o comando do município e estava na reta final para contratação da nova empreiteira.

A ação para barrar a contratação da empresa vencedora da licitação foi movida por outra, que perdeu a concorrência, a CLN Locações e Serviços Eireli. Ela alegou que foi desclassificada pela Comissão Setorial de Licitação da Seinfra, no último dia 7 de junho, embora tivesse apresentado documentação contendo proposta com cotação de preços bem vantajosa para a Administração Pública e documentação necessária, demonstrando sua capacidade técnica e demais requisitos para concorrer.

Ao examinar o caso, a juíza Flávia da Costa Lins Cavalcanti entendeu que a inabilitação da impetrante se demonstra irrazoável, tendo em vista que os documentos apresentados foram assinados pelos responsáveis e registrados perante a JUCERN. Segundo a magistrada, a assinatura eletrônica e o registro eletrônico emitido pelo órgão competente deve suprir a necessidade imposta pelo edital.

Decisão

Na decisão, a juíza suspendeu todos os efeitos dos atos porventura já realizados, até o julgamento de mérito, para que a empresa seja habilitada e tenha o seu envelope contendo a proposta aberto e analisado e, na hipótese de ter sido publicado o resultado da licitação, que este seja suspenso, até ulterior deliberação, e, caso, após a abertura do envelope, a Impetrante apresente a melhor proposta, e preencha os demais requisitos do edital, seja declarada a vencedora do Processo Licitatório em questão.

A procuradoria-geral do Município disse que está preparando um recurso contra a decisão da juíza.

Terminal

As obras para a construção do Terminal de Integração do Valentina estão paralisadas há mais de 16 meses. Elas foram iniciadas em março de 2019, na gestão do então prefeito Luciano Cartaxo. Esta semana, o prefeito da capital, Cícero Lucena (Progressista), anunciou a retomada do processo licitatório para a retomada da obra, como pacote de R$ 1 bilhão em investimento na cidades. A obra de conclusão do terminal vai custar R$ 3,8 milhões, segundo o prefeito.

O Terminal de Integração do Valentina fica localizado na esquina da Rua Mariângela Lucena Peixoto com a Rua Avelino dos Santos, ao lado do campo de futebol, que será mantido e integrado ao Terminal.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça suspende licitação para construção do terminal de Integração do Valentina

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp