CONVERSA POLÍTICA
Kelton Marques deve dar nome ao túnel no Retão de Manaíra
A proposta, de autoria da vereadora Jailma Carvalho (PSB), segue para análise do prefeito Cícero Lucena (MDB).
Publicado em 11/12/2025 às 11:57

Os vereadores de João Pessoa aprovaram, na sessão desta quinta-feira (11), o projeto de lei que dá nome de Kelton Marques de Sousa ao futuro túnel do Parque da Cidade, entre os bairros do Bessa e Manaíra.
O motoboy foi atropelado e morto enquanto trabalhava no Retão de Manaíra, em 2021, após ser atingido por um veículo em alta velocidade, conduzido pelo empresário Ruan Macário.
A proposta, de autoria da vereadora Jailma Carvalho (PSB), segue para análise do prefeito Cícero Lucena (MDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.
Ao apresentar o projeto, a parlamentar destacou que o objetivo é reconhecer a memória de Kelton e prestar homenagem a trabalhadores por aplicativo e vítimas de acidentes de trânsito.
Relembre o caso
O entregador Kelton Marques morreu após ser atingido por um carro em alta velocidade, no Retão de Manaíra. Moradores da região afirmaram que a batida aconteceu durante a madrugada. Ruan Macário foi acusado de dirigir o veículo envolvido no acidente e fugir do local, sem prestar socorro.
Após 10 meses foragido, Ruan Macário se apresentou à polícia na presença do advogado. O mandado de prisão preventiva que estava em aberto contra ele foi cumprido imediatamente. Ele foi interrogado, mas ficou em silêncio. Em seguida, foi encaminhado para o presídio de Catolé do Rocha.
No dia do acidente, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou a vítima já estava sem vida.
Kelton Marques tinha 33 anos, duas filhas e morava em Santa Rita. Ele trabalhava em um restaurante que atendia nas madrugadas, e na hora do acidente já tinha terminado as entregas do dia e voltava para casa.
Com o impacto, a vítima chegou a ser arremessada e a motocicleta teve destruição total. O carro ficou parcialmente destruído.
De acordo com o delegado do caso, Luiz Eduardo, latas de cerveja e substâncias entorpecentes estavam espalhadas pelo carro de Ruan Macário.
O acidente aconteceu no sentido que vai para a orla da capital, quando o condutor do carro passava pela Flávio Ribeiro e o motociclista cruzava pela Mirian Barreto. A força do impacto chegou a derrubar o muro de um residencial que fica no local.
Situação do motorista
O motorista Ruan Macário se apresentou à polícia quase um ano depois, em julho de 2022, e teve a prisão mantida na audiência de custódia.
Em maio deste ano, entretanto, a Justiça converteu a prisão em domiciliar, impondo medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento noturno, permanência no endereço informado e proibição de frequentar locais públicos.
Na época, a família de Kelton disse que iria recorrer da decisão.

Comentários