icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Léa retorna ao 'vermelho' do MDB ao oficializar apoio a Cícero para o governo da Paraíba

A prefeita de Guarabira, ao lado da filha, deputada Camila Toscano, anunciaram apoio ao projeto do prefeito da capital.

Publicado em 08/01/2026 às 19:47


				
					Léa retorna ao 'vermelho' do MDB ao oficializar apoio a Cícero para o governo da Paraíba
Foto: Reprodução/Youtube.

A pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), ao governo da Paraíba, ganhou um reforço político importante nesta quinta-feira (8). A prefeita Léa Toscano (União), oficializou apoio ao projeto do emedebista, em movimento que também foi acompanhado pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB).

O evento foi realizado em Guarabira, com a participação de várias lideranças políticas, como o deputado federal Mersinho Lucena (PP), que é filho de Cícero; o deputado Felipe Leitão (Republicanos), além do vice-prefeito Leo Bezerra (PSB), prefeitos e vereadores da região.

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano, que esteve em Brasília para participar da cerimônia relativa ao 8 de janeiro com o presidente Lula, participou do evento de forma remota, com um vídeo gravado.

Cícero Lucena agradeceu o apoio das lideranças do Brejo e Agreste paraibano. "É o início de uma caminhada, o primeiro apoio que eu estou recebendo no interior da Paraíba. A minha filiação ao MDB já foi uma grande festa, mas com a adesão de Camila, Lea e demais amigos e prefeitos, vice-prefeitos, o povo que aqui se encontram, recarregam minha bateria", afirmou.

Rompimento com Efraim

O anúncio tem impacto direto no tabuleiro político estadual. Léa é filiada ao União Brasil, partido comandado na Paraíba pelo senador Efraim Filho, que também se coloca como pré-candidato ao governo.

Em seu discurso, Lea comentou sobre o momento de decisão e definição política. "Foi uma decisão muito difícil para tomar agora. O meu partido tem dois pré-candidatos a governador (provavelmente fazendo referência à pré-candidatura de Lucas Ribeiro, que é do PP e deve se federar com o União Brasil). Não poderia tomar uma decisão diferente dos meus princípios", comentou.

Leo Bezerra foi articulador do apoio, diz Lea

Durante o evento, Léa Toscano também destacou o papel do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), seu sobrinho, como principal articulador da aproximação política que culminou no apoio. Léo assumirá a Prefeitura da capital a partir de abril, quando Cícero deve se afastar do cargo para disputar a sucessão estadual.

No discurso, Leo lembrou o fato de sempre estarem em campos opostos nas disputas eleitorais. "Esperei 42 anos para estar junto no mesmo palanque", comentou.

Lea de volta ao 'vermelho'

Apesar de hoje estar em outro partido, Léa tem uma relação histórica com o MDB. Foi pelo então PMDB que ela entrou para a história política de Guarabira ao se eleger, em 1996, a primeira mulher prefeita do município, conquistando a reeleição em 2000 pela mesma legenda.

O apoio anunciado simboliza, portanto, um retorno de Léa Toscano ao “vermelho” do MDB em Guarabira. A sigla que, por décadas, teve forte influência da família Paulino. Força que se perdeu após Raniery Paulino trocar a legenda pelo Republicanos, nas eleições 2022.

Imagem ilustrativa da imagem Léa retorna ao 'vermelho' do MDB ao oficializar apoio a Cícero para o governo da Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp