icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Militares questionam mudança na gestão do Hospital Edson Ramalho para SES

Audiência pública sobre mudança na gestão do Hospital Edson Ramalho aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de João Pessoa.

Publicado em 03/04/2023 às 15:19 | Atualizado em 03/04/2023 às 15:34


                                        
                                            Militares questionam mudança na gestão do Hospital Edson Ramalho para SES

A mudança na gestão do Hospital Edson Ramalho foi debatida em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (3). A proposta foi do vereador Coronel Sobreira (MDB), que questiona a decisão do governador João Azevêdo (PSB), em transferir para a Secretaria de Estado da Saúde a gestão da unidade, que é administrada há mais de trinta anos pela Polícia Militar.

Coronel Sobreira defendeu que a gestão deve permanecer com a Polícia Militar. Explicou que há 31 anos o Edson Ramalho é gerido pela Polícia Militar, mas é um hospital que atende a todos e que durante esse tempo não teve nenhum escândalo de malversação de verba pública.

É um hospital de portas abertas, que recebe um grande número de pacientes diariamente. Nossos agentes de segurança pública não têm prioridade no atendimento, como acham que têm e como deveriam ter”, destacou Sobreira.

O presidente da Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Castro, relatou haver um público que procura a entidade para pedir ajuda para ser atendido no Hospital Edson Ramalho.

Coronel Castro enfatizou ser importante o diálogo entre o Governo da Paraíba e as associações representativas. “Nós, das entidades, não fomos chamados para discutir isso e seria uma oportunidade para que todas as entidades fossem ouvidas. Não que fôssemos decidir algo, mas que pudéssemos dar nossa opinião”, comentou.

Defesa da Policlínica

O parlamentar defendeu também que deve ser criada uma policlínica para melhorar a qualidade da saúde oferecida aos agentes de segurança. O equipamento foi anunciado pelo governador João Azevêdo recentemente.

“As pessoas que compõem o sistema de segurança pública de nosso estado são as que arriscam suas vidas para proteger cidadãos que nem conhecem. É uma profissão de risco, mas os governantes não têm preocupação com essa categoria, não valorizam”, ressaltou o vereador.

O Coronel Maquir, presidente da Associação do Pessoal Inativo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e ex-diretor do Hospital Edson Ramalho, avaliou que a criação de uma policlínica para as forças de segurança seria bom, mas ele discorda de substituir toda a estrutura, especialidades e quadro de funcionários do Hospital por ela.

Resposta da SES

O Conversa Política entrou em contato da Secretaria de Saúde, que informou que não convidada para participar da audiência realizada na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Direito do Consumidor (CCDHDC).

Sobre as queixas, a SES informou que a Polícia Militar embora seja gestora do hospital, os recursos são do SUS; e que a PM não tem prioridade no atendimento lá.

Ainda segundo a SES, o hospital, que é o principal de urgência da cidade vai ter ampliação de serviço, fluxo ampliado na rede hospitalar estadual e as forças de segurança, não apenas a Polícia Militar, vai ter um serviço especializado e exclusivo, a Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poisnp), que funcionará no bairro da Torre.

Imagem ilustrativa da imagem Militares questionam mudança na gestão do Hospital Edson Ramalho para SES

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp