icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Ministro assina acordo com governadores para operação da transposição do São Francisco, nesta sexta

O acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional será assinado com os governadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Publicado em 03/08/2023 às 17:49


                                        
                                            Ministro assina acordo com governadores para operação da transposição do São Francisco, nesta sexta
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estará em João Pessoa, nesta sexta-feira (4), para assinatura de um acordo interfederativo para garantir a operação sustentável do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). O termo será assinado pelo governador João Azevêdo (PSB) e as governadoras do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Fátima Bezerra e Raquel Lyra, respectivamente, além do governador do Ceará, Elmano de Freitas.

O acordo será assinado às 9h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro Mangabeira I. O equipamento será inaugurado oficialmente durante a solenidade.

A celebração do documento assinado pelos governos estaduais e o governo federal também prevê a viabilização de recursos para as obras do Ramal Piancó, o fomento às ações do setor produtivo nas áreas beneficiadas pela Transposição e o fornecimento adequado dos serviços de operação, manutenção e fornecimento de água bruta do PISF nos estados beneficiados com as obras.

Cobrança na Paraíba

O governador João Azevêdo disse que a Paraíba recebe água dos dois eixos da transposição, Norte e Leste, e que houve um contrato prévio assinado com a União, através da Codevasf, para que o estado pague de forma progressiva pelo custo de manutenção e conservação da obra.

"Nós chegamos a um consenso que queremos manter o projeto em funcionamento. Será feito de forma gradual. A partir de 2024, teremos a implantação de apenas 5% do valor que couber a Paraíba e a medida que os anos forem passando teremos um acréscimo desse percentual", comentou o gestor, esta semana, durante o Conversa com Governador.

Ainda segundo João Azevêdo, no quarto ano está previsto uma revisão do acordo, pois há expectativa que haja uma redução dos custos com a ampliação do uso de energia solar, eólica na execução da transposição.

[audio mp3="https://jornaldaparaiba.com.br/wp-content/uploads/2023/08/03_AGENDA_BRASILIA_TRANSPOSICAO_SAO_FRANCISCO.mp3"][/audio]

Transposição do São Francisco

A transposição do Rio São Francisco visa garantir segurança hídrica e qualidade de vida para a população da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco.

A obra tem uma extensão de 477 km organizados em dois Eixos de transferência de água - Norte e Leste, garantindo água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos quatro estados nordestinos. As estruturas captam a água do Rio São Francisco para abastecer adutoras e ramais que perenizam rios e açudes existentes na região.

Imagem ilustrativa da imagem Ministro assina acordo com governadores para operação da transposição do São Francisco, nesta sexta

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp