CONVERSA POLÍTICA
Na Paraíba, disputa por segunda vaga no 2º turno traz mais "emoção" para a disputa
De acordo com dados da última pesquisa Ipec, contratada pela TV Cabo Branco, Pedro (PSDB) e Veneziano (MDB) estão numericamente empatados com 22% dos votos válidos.
Publicado em 02/10/2022 às 15:19
A disputa pela segunda vaga no 2º turno, na Paraíba, torna este domingo (02) mais emocionante.
De acordo com dados da última pesquisa Ipec, contratada pela TV Cabo Branco, Pedro (PSDB) e Veneziano (MDB) estão numericamente empatados com 22% dos votos válidos. A tendência é que um desses dois passe para a outra etapa.
Porém, Nilvan, com 15% ainda cultiva esperança e torce para que as pesquisas estejam erradas. Aliás, o candidato de Bolsonaro na Paraíba já disse, claramente, que não acredita em nenhuma pesquisa.
João Azevêdo (PSB) está na dianteira com 39% dos votos válidos. Nesse primeiro turno, pode esperar o resultado tranquilo, mas o cenário do segundo turno não é tão fácil.
É que os dados da pesquisa mostram uma disputa mais apertada na "nova eleição", com cenário de apoios bem diferente e tempo de guias em rádio e televisão iguais.
Cenário
Pedro teve uma pequena oscilação para cima de um ponto percentual, nos votos totais (20% para 21% ), o que o manteve a chama acesa. O tucano continua sendo a opção de bolsonaristas-conservadores, que não vão com Nilvan.
Vale lembrar, no entanto, que no cenário de votos válidos, Pedro caiu de 23% para 22%.
Veneziano, por sua vez, parece ter obtido os reais frutos de ter um cabo eleitoral bem votado na Paraíba, Lula. O candidato à presidência petista tem 69% da intenções (votos válidos).
O emedebista subiu 6 pontos percentuais, no cenário de votos válidos, de 15 para 21%. A subida o levou para o patamar de 22%, ao lado de Pedro (votos válidos).
Veneziano acredita que a onda de crescimento chegue às urnas para garanti-lo no segundo turno.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2022, numa abordagem presencial com 800 entrevistados votantes em 36 municípios.
A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.
Comentários