CONVERSA POLÍTICA
Paraibano Rogério Varela é eleito ouvidor nacional do Ministério Público
Rogério Varela compõe o Conselho Nacional do Ministério Público como membro efetivo desde maio do ano passado.
Publicado em 01/03/2023 às 10:18
O advogado paraibano Rogério Varela foi eleito para o cargo de ouvidor nacional do Ministério Público. A escolha foi feita pelo plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, por aclamação, numa sessão realizada nesta terça-feira (28). Ele vai substituir Engel Muniz, cujo mandato terminou em 22 de fevereiro.
Rogério Varela compõe o CNMP como membro efetivo desde maio do ano passado. Ele está representando a advocacia no conselho durante o biênio 2022/2024. Ele foi escolhido pelos conselheiros federais que compõem as bancadas dos 26 estados e do Distrito Federal e passou por sabatina no Senado, que teve relatoria do senador Veneziano (MDB).
Rogério Varela
Rogério Varela Gonçalves é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), instituição onde deu seguimento à pesquisa em nível de mestrado. Em 2010, titulou-se doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
Desde 1997, atua na atividade acadêmica. Como professor e pesquisador, mantém ou já manteve vínculos com diversas instituições, como a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Escola Superior da Magistratura Trabalhista na Paraíba (Esmat-PB), o Centro Universitário de João Pessoa, a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Também é sócio-fundador do Varela e Negreiros Advogados Associados e fundador da ONG Instituto Eduardo Correia.
Comentários