CONVERSA POLÍTICA
Votos válidos: Lula tem 69% na Paraíba contra 26% de Bolsonaro, diz Ipec
Para o cargo de Presidente da República também são apresentados os votos válidos, a fim de facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Publicado em 01/10/2022 às 19:37
A pesquisa Ipec realizada na Paraíba mostrou, neste sábado (01), véspera da eleição, que Lula tem 69% dos votos válidos para Presidente da República. Bolsonaro vem em segundo com 26%.
Para o cargo de Presidente da República também são apresentados os votos válidos, a fim de facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Um candidato é eleito no 1º turno se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.
Comparação
Em relação às pesquisas anteriores, Lula subiu seis pontos percentuais. Teve 63% em 29 de agosto e 66% em 22 de setembro.
Bolsonaro teve queda de 1% em relação à pesquisa anterior e se manteve com a mesma porcentagem, em relação à sondagem do fim de agosto.
Veja abaixo resumo com dados de outros candidatos, como Ciro e Simone Tebet.
Votos totais
Quando os números são dos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula também ampliou a vantagem. Pulou de 58% em agosto, para 61% no dia 22 de setembro e agora tem 67%.
Bolsonaro se manteve com os 25% da pesquisa anterior. Veja abaixo resumo com dados de outros candidatos, como Ciro e Simone Tebet.
Conceito de voto válido
O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro de 2022, numa abordagem presencial com 800 entrevistados votantes em 36 municípios.
A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou
para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.
Comentários