icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Lei cria Programa de Saúde Mental nas escolas da rede pública da Paraíba

Na esteira da preocupação com atos de violência registrados nas escolas, o Programa de Saúde Mental deve atender além dos estudantes da rede estadual de ensino, toda a comunidade escolar formada pelos profissionais da Educação que atuam nas escolas, pais, mães e responsáveis.

Publicado em 22/06/2023 às 10:03


                                        
                                            Lei cria Programa de Saúde Mental nas escolas da rede pública da Paraíba
Sala de aula em escola. Foto: Prefeitura de Sousa

Na esteira da preocupação com atos de violência registrados nas escolas, a Paraíba passa a ter um Programa de Saúde Mental para comunidade escolar na rede pública estadual da Paraíba. A proposta, de autoria do deputado dr. Romualdo, foi sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21).

A lei considera o cuidado com a saúde mental um "bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade".

Quando se reporta exclusivamente às crianças e adolescentes, a lei diz que "a saúde mental implica pensar os aspectos do desenvolvimento, tais como: ter um conceito positivo sobre si, ter habilidades tanto para lidar com seus pensamentos e emoções, quanto para construir relações sociais, tendo uma atitude de se abrir para aprender e adquirir educação".

A ideia é que o programa atenda além dos estudantes da rede estadual de ensino, toda a comunidade escolar formada pelos profissionais da Educação que atuam nas escolas, pais, mães e responsáveis.

“O Programa irá estabelecer um olhar sistêmico às crianças, adolescentes, jovens, profissionais da educação e da comunidade escolar estimulando o entendimento da real importância da saúde mental em dia, integrado com os serviços de saúde por equipe multidisciplinar”, justificou dr. Romualdo.

Programa de Saúde Mental

O Programa de Saúde Mental para a comunidade escolar nas unidades escolares públicas estaduais da Paraíba tem como objetivo:

  • Promover a saúde mental da comunidade escolar;
  • Garantir o atendimento junto aos Centros de Atenção Psicossocial e às Unidades Básicas de Saúde (UBS), e aos integrantes da comunidade escolar o acesso à atenção Psicossocial;
  • Promover a intersetorialidade entre os serviços educacionais, de saúde e de assistência social para a garantia da atenção psicossocial;
  • Informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância e cuidados psicossociais na comunidade escolar;
  • Promover atendimento, ações e palestras voltadas à eliminação da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A lei estabelece que os atendimentos serão prestados em conjunto envolvendo a criança e/ou adolescente, a família, a comunidade, a escola, a rede social e os serviços de saúde por equipe multidisciplinar pertencente aos quadros das Secretarias afins.

Já os atendimentos clínicos e psicológicos serão realizados nos equipamentos de saúde que integram o Sistema Único de Saúde- SUS, de forma presencial ou virtual.

Imagem ilustrativa da imagem Lei cria Programa de Saúde Mental nas escolas da rede pública da Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp