icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

PSDB convoca coletiva para apresentar 'visão' do partido na Paraíba para eleições de 2022

Publicado em 28/07/2021 às 16:37 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:54

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 


				
					PSDB convoca coletiva para apresentar 'visão' do partido na Paraíba para eleições de 2022
Foto: Reprodução.

Assim que foi anunciada a coletiva de imprensa do PSDB da Paraíba, nesta quinta-feira (29), em um hotel da orla da capital, surgiu a pergunta: o que as lideranças do grupo têm a falar juntas? Com a presença, inclusive, do ex-senador Cássio Cunha Lima, que tem participado pouco do debate político, publicamente.

E foi, justamente, um movimento, nos bastidores, que pode ter antecipado a manifestação coletiva do grupo. Estamos falando das conversas (ou da conversa), em Brasília, entre o ex-senador tucano de oposição e o senador Veneziano (MDB), que está na base do governo João Azevêdo (Cidadania).

Os dois confirmam encontro e negam qualquer conversa sobre eleição do ano que vem, sobre alianças. Mas as especulações tomaram uma proporção tão grande que ser transparente pode ser uma forma de estancar o disse me disse. Mais do que isso: aproveitar a "onda" para se posicionar.

Talvez os desdobramentos dessa conversa entre Cássio e Vené nem sejam assunto principal da coletiva, mas a repercussão colocou o PSDB e suas lideranças, principalmente Cássio, no jogo. Na verdade, alertou ao grupo para a necessidade de entrar no debate político-eleitoral, com mais protagonismo para ocupar espaço. Que não está, necessariamente vazio, mas espaço que o PSDB pode ocupar no tabuleiro, devido à musculatura eleitoral que, historicamente, teve na Paraíba.

As lideranças devem dizer, no mínimo, que vão participar ativamente do debate e que a legenda quer ser "central" nas decisões eleitorais. Nesse caso, é saber se dando força a Romero Rodrigues (PSD), ex-prefeito de Campina, ou se articulando novos arranjos eleitorais, com (ou sem) o ex-gestor.

O deputado federal Pedro Cunha Lima afirmou ao Conversa Política que a coletiva é para falar sobre a visão do partido com vistas as eleições do ano que vem.

"Amanhã, a gente quer mostrar qual é a visão do PSDB para o ano que vem. Qual é a nossa intenção e de que maneira a gente vai se posicionar. A gente vai dar um próximo passo, afunilando, na história de que papel a gente quer cumprir", afirmou Pedro.

Estão confirmadas as participações de Pedro, que é presidente estadual da legenda, dos deputados federais Ruy Carneiro e Edna Henrique e os deputados estaduais, Camila Toscano e Tovar Correia Lima. Além do ex-senador Cássio Cunha Lima. 

Movimentos para 2022

Estamos a um ano e dois meses da eleição do ano que vem. Mas parece que falta bem menos, se levarmos em conta os movimentos  e as declarações da classe política. Uma parte, claro.

Sempre houve apressadinhos e a imprensa, de alguma forma, colabora com essa antecipação. Mas a instabilidade político-administrativa no país é tão grande, que essa mobilização eleitoral tem ganhado ainda mais força, fora de hora.

O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula, livre para se candidatar, tem puxado esse movimento de prévias eleitorais eternas.

Os partidos e lideranças, por sua vez, acabam tendo que se posicionar.

Imagem ilustrativa da imagem PSDB convoca coletiva para apresentar 'visão' do partido na Paraíba para eleições de 2022

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp