icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Psol não fecha as portas para Cartaxo e marca data para definição em João Pessoa

O Psol tem a pré-candidatura do servidor Celso Batista formalizada desde janeiro, mas diz estar aberto ao diálogo.

Publicado em 02/07/2024 às 10:43


				
					Psol não fecha as portas para Cartaxo e marca data para definição em João Pessoa
Cartaxo e o PSOL

O diretório do Psol de João Pessoa definiu m resolução, após reunião na noite desta segunda-feira (1), dar o prazo de 15 de julho para definir a posição do partido na disputa à prefeitura de João Pessoa.

O partido tem a pré-candidatura do servidor Celso Batista formalizada desde janeiro, mas recentemente abriu o diálogo com outras legendas da esquerda.

Na resolução, o Psol afirma que "a prioridade para o PSOL é derrotar a extrema direita, com relevante destaque em algumas cidades, como em João Pessoa, onde esse campo político teve uma votação expressiva em 2020 e 2022".

Uma ala do Psol defende apoio ao deputado Luciano Cartaxo (PT) na disputa na capital. O nome do petista será homologado nesta terça-feira (2) após um longo processo de indefinições internas.

A possibilidade de retirada da pré-candidatura de Celso Batista para apoiar Cartaxo, no entanto, não é consenso. No fim de semana, lideranças do Psol divulgaram uma carta condenando as articulações conduzidas pelo militante Tárcio Teixeira, sem um debate mais democrático entre os filiados.

Antecipação da convenção

O diretório também pretende dialogar com a Rede, partido com quem está formado em federação, para manter a tradição de ser a primeira legenda a realizar convenções partidárias. O prazo tem início no dia 20 de julho e termina no dia 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral. Além da definição da chapa majoritária, os partidos devem se unir para lançar uma lista conjunta de pré-candidatos a vereador.

RESOLUÇÃO ELEITORAL

DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL JOÃO PESSOA

Em 20 de julho temos o início do prazo para realização das convenções eleitorais, assim retomamos aqui a memória da nossa construção em João Pessoa de forma a apontar encaminhamentos necessários. Em novembro de 2023 o Diretório Municipal, com base nas deliberações dos Congressos Nacional e Estadual, aprovou por unanimidade uma resolução eleitoral que apontava a tarefa de unir a esquerda e derrotar a extrema direita. Naquele momento destacaram-se como referências da extrema direita na nossa capital as já apresentadas pré-candidaturas de Cícero Lucena (Progressistas), atual Prefeito da Capital; Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde do Governo Bolsonaro; e Nilvan Ferreira (esse último desistiu de ser candidato na capital); atualmente, as duas primeiras pré-candidaturas permanecem acrescidas da pré-candidatura de Ruy Carneiro (Podemos).

Foi apresentado como tarefa a ser perseguida pelo PSOL, seguindo a tática da Unidade Democrática pela Paraíba, a unidade do campo popular nas eleições 2024.

Propomos em João Pessoa assumir o protagonismo deste debate, mas sem ficarmos à espera das definições dos outros partidos, bem como, fortalecer a chapa proporcional em construção junto à Federação PSOL REDE. Em reunião realizada em 22 de janeiro de 2024, fizemos um rico debate e apontamos como relevante: 1. definir nossa pré-candidatura majoritária para ocuparmos espaço na cidade e na mídia; 2. dialogar com os demais partidos do campo popular para construção da unidade;3. construir o programa eleitoral. Diante de tais questões encaminhamos três comissões, uma para acompanhar/auxiliar nosso pré-candidato no processo, outra para estabelecer diálogo com os demais partidos e uma para construir a proposta de seminário para construção do programa. As comissões seguiram fazendo suas tarefas.

A Direção Estadual do PSOL na Paraíba, reunida no dia 16 de março do ano corrente, aprovou resolução de tática eleitoral, desta, queremos destacar dois pontos que convergem com o que foi encaminhado por esta instância municipal:

• Ponto 2. A tarefa apontada como prioritária para o PSOL é derrotar a extrema direita, com relevante destaque em algumas cidades, como em João Pessoa, onde esse campo político teve uma votação expressiva em 2020 e 2022;

• Ponto 8. Trabalhar pela unidade do campo das esquerdas na construção de Frentes Democráticas para a luta política contra a extrema direita e por um Programa Democrático e Popular para a disputa das eleições e para as lutas do cotidiano. Referenciado nesse percurso, o Diretório Municipal do PSOL João Pessoa resolve:

1. Afirmar o acerto da resolução eleitoral aprovada pelo Diretório Municipal e referendada em plenária de filiados/as no dia 12 de dezembro de 2023;

2. Destacar o acerto do diálogo com o Partido dos Trabalhadores - reuniões realizadas com o Presidente do PT (Marcus Túlio), Deputada Estadual Cida Ramos, Deputado Federal Luiz Couto, Deputado Estadual Luciano Cartaxo, para construção de uma possível unidade e reuniões/debates com foco na: construção do Programa de Governo; composição de alianças sem partidos que são vetos do PSOL; composição de coordenação de campanha de uma possível chapa unitária com representação de todos os partidos envolvidos; perfil e participação em um possível governo de unidade;

3. Estabelecer o limite do dia 15.07 como prazo para avaliar se tivemos os avanços nos diálogos e deliberar em Diretório Municipal sobre a manutenção da candidatura própria do PSOL ou coligação entre PSOL, PT e outros partidos que venham a ser incorporados durante o processo;

4. Dialogar com a REDE a possibilidade de manter a tradição do PSOL em ser o primeiro partido a realizar Convenção Partidária, construindo data em comum acordo.

João Pessoa/PB, 01 de julho de 202

Imagem ilustrativa da imagem Psol não fecha as portas para Cartaxo e marca data para definição em João Pessoa

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp