icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Quaest: 76% dos eleitores de João Pessoa estão pouco ou nada interessados nas eleições

Em contrapartida, 82% dos entrevistados responderam que com certeza vão votar no dia 6 de outubro

Publicado em 28/08/2024 às 11:27 | Atualizado em 28/08/2024 às 11:46


				
					Quaest: 76% dos eleitores de João Pessoa estão pouco ou nada interessados nas eleições
Urna eletrônica / Foto: Justiça Eleitoral. Reprodução

A Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (27) apontou que 76% dos eleitores de João Pessoa estão pouco ou nada interessados nas eleições municipais deste ano, embora a campanha eleitoral esteja nas ruas e na internet desde o dia 16 de agosto. No atual cenário, outros 23% estão interessados e 1% não sabe ou não respondeu.

Apesar desse desinteresse, 82% dos entrevistados responderam que com certeza vão votar no dia 6 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições 2024. Outros 16%, entretanto, não têm certeza se vai votar e 2% não sabem ou não responderam.

Ou seja: há margem para os candidatos usarem os recursos de campanha, inclusive o início do guia eleitoral no rádio e TV a partir da próxima sexta-feira (30), para se tornarem mais conhecidos por esses eleitores que pretendem ir às urnas, e, por consequência, seja despertado o interesse dos eleitores da capital pelo processo eleitoral.

Conforme a Quaest, no cenário atual, o prefeito Cícero Lucena (PP), que busca a reeleição, está com 53% da intenção de voto dos eleitores da capital, na pesquisa estimulada.

Depois dele aparece o ex-prefeito e candidato do PT, Luciano Cartaxo, com 12% das intenções de voto. Colado nele está o candidato e deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), com 11%; e o candidato do PL, o ex-ministro Marcelo Queiroga, que tem 7% das intenções de voto.

Os três, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados - conforme a Quaest.

Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP) não pontuaram.

Cícero larga na frente

Na Quaest, liderança de Cícero impõe desafio grande a adversários. Cícero detém folga em relação ao demais concorrentes e poderia vencer em primeiro turno, caso a eleições ocorressem neste momento. Cícero Lucena é também o candidato com mais potencial de voto em João Pessoa, com 66%, por ser o mais conhecido entre os eleitores.

Mas não é jogo ganho. Atrás dos números positivos, alguns alertas.

Na pesquisa espontânea, quando não se diz o nome dos candidatos, 57% disseram que estão indecisos. Ou seja, ainda há muito chão.

Outro número que vale ficar de olho: 45% dos entrevistados estão dispostos a mudar de voto ainda. Contra 54 que não mudam.

Pesquisa Quaest

Encomendada pela TV Cabo Branco, a pesquisa entrevistou 852 pessoas de 16 anos ou mais nos dias 24 a 26 de agosto. Ela foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o protocolo TSE: PB-08301/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

A Quaest perguntou quão interessado o eleitor está nas eleições municipais deste ano. As respostas foram:

Muito interessado (a): 23%

Pouco interessado (a): 46%

Nada interessado (a): 30%

Não sabe/não respondeu: 1%

Em outra questão, o instituto perguntou a probabilidade de comparecer às urnas. As respostas obtidas foram:

Com certeza vai votar: 82%

Não tem certeza se vai votar: 16%

Não sabe/não respondeu: 2%

Urna eletrônica / Foto: Justiça Eleitoral

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp