CONVERSA POLÍTICA
O que o Republicanos vai exigir com o apoio antecipado a Cícero?
Republicanos antecipou, oficialmente, o debate eleitoral e "desmonta" o discurso purista dos apoiadores de Cícero, que criticavam a oposição ao focar, nesse momento, na eleição do ano que vem.
Publicado em 06/03/2023 às 9:16 | Atualizado em 06/03/2023 às 13:07
O partido Republicanos anunciou apoio antecipado ao prefeito da capital Cícero Lucena (PP), neste domingo (05), a um ano e sete meses da eleição.
Mas, o que o Republicanos quer, vai exigir, vai cobrar por esse apoio? Um anúncio antecipado desses, com poder de aumentar a blindagem de Cícero na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de João Pessoa, nas entrevistas à imprensa, não é de graça.
O Republicanos é o partido com maior força e maior potencial de crescimento do estado, atualmente. Poderia e pode pleitear as prefeituras das principais cidades e, logo na principal, João Pessoa, abriu caminho. É sintomático.
Neste momento, a olhos vistos, só Cícero se beneficia com esse apoio. Mas na política não funciona assim.
Antecipação
O Republicanos disputa o protagonismo partidário com PP da capital e esse avanço acaba virando uma pressão contra o grupo dos "Ribeiros" (Aguinaldo, Daniella e Lucas, aliados de Cícero).
No dia a dia, abre a porteira para antecipar, oficialmente, o debate eleitoral. Bagunça, desmonta, o discurso dos "ciceristas" que criticavam a oposição ao focar, nesse momento, na eleição do ano que vem.
Os deputados Adriano Galdino (Republicanos) e Hervázio Bezerra (PSB), por exemplo, recentemente tomaram as dores de Cícero ao ver e ouvir, na Assembleia, Cida, Cartaxo e Wallber, colegas de Casa, criticarem a prefeitura de João Pessoa.
Alegaram "antecipação do debate eleitoral". Agora, terão que engolir, de fato, o aval para antecipação dessa disputa.
Disputa que passa pelas críticas de opositores e pelas composições partidárias. No fundo, ninguém acreditou que os movimentos são meramente políticos, são sempre de olho em eleição.
A nota promissória, em nome do Republicanos, se tornará publica em breve.
Opinião: fazer oposição não é necessariamente antecipar do debate eleitoral
Comentários