CONVERSA POLÍTICA
Saúde de JP refaz planos e vacinação recomeça com 78+ que tomaram a 1º dose há mais de 28 dias
Publicado em 16/04/2021 às 18:47 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:58
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
A Secretaria de João Pessoa refez os planos e os cálculos e a vacinação recomeça neste sábado (17) para idosos com 78 anos ou mais e que tomaram a 1º dose há mais de 28 dias.
Na manhã desta sexta-feira (16), em entrevista a vários veículos de imprensa, o secretário Fábio Rocha chegou a dizer que o foco seria a vacinação dos idosos que têm 76 anos ou mais que tomaram a primeira dose há mais de 28 dias.
Mas, no meio da tarde de hoje, horas depois das declarações do secretário, e após reuniões com equipes, a prefeitura divulgou, por meio de um texto da Secretaria de Comunicação, que vai concentrar o atendimento na aplicação da dose de reforço da vacina Coronavac/Butantan para pessoas com 78 anos ou mais.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a necessidade das pessoas buscarem a segunda dose da vacina, mas que só o façam após o 28º dia de ter tomado a primeira dose do imunizante do Instituto Butantan, ou seja, até 20 de março.
Postos e cadastramento no Vacina João Pessoa
Serão abertos sete postos de imunização em cinco ginásios (8h às 12h) e dois do tipo drive thru (9h às 15h), instalados no Ronaldão (Cristo) e no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube).
A Secretaria de Saúde continua cadastrando os usuários - pelo aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br - para contribuir com o fluxo da vacinação, organizando a distribuição de doses e evitando a aglomeração.
Com o cadastramento dos usuários pelo aplicativo, será possível agilizar o atendimento que passará a acontecer prioritariamente através de agendamento, com o objetivo de evitar longa espera e problemas com aglomerações nos postos de vacinação.
Após o cadastramento, o cidadão irá receber uma mensagem sobre a abertura de agendamento para o seu grupo prioritário, permitindo que ele saiba horário e local para tomar a primeira ou segunda dose.
Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação.
A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistema operacional Android.
Esclarecimentos
O órgão esclarece, porém, que as pessoas com 78 anos ou mais que irão se vacinar, caso não consigam realizar o cadastramento, serão atendidos e orientados no próprio local de vacinação.
Documentação exigida
Quem for tomar o reforço é imprescindível levar documento oficial com foto, o cartão de vacinação com a primeira dose, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. O título do eleitor é opcional.
Transporte gratuito
As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo da Paraíba. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
Postos de vacinação (2ª dose)
Ginásios – 8h às 12h
Distrito Sanitário I
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Distrito Sanitário II
Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Distrito Sanitário III
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Distrito Sanitário V
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Drive thru (9h às 15h)
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
Ginásio O Ronaldão (Cristo)
Comentários