CONVERSA POLÍTICA
Secretário de Saúde da Paraíba pede vacinação em "massa" para cidade do Sertão e mais 100 respiradores
Publicado em 27/05/2021 às 7:15 | Atualizado em 22/06/2023 às 14:06
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, participou de uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ontem (26), em Brasília.
Entre os pedidos feitos, estão o envio de 100 respiradores para implantação de mais UTI adulto para Covid-19; um acelerador linear para o Hospital do Bem, em Patos; e um projeto piloto de Trauma na Paraíba.
Geraldo Medeiros também pediu que fosse implantado em Sousa um projeto piloto de soroprevalência. O que seria um trabalho semelhante ao que está sendo feito em Botucatu, uma cidade de 190 mil habitantes do estado de São Paulo. A população acima de 18 anos seria testada e vacinada contra Covid-19.
De acordo com a Secretaria de Saúde, tem cidade 100% vacinada com Coronavac ou com AstraZeneca e, nesse caso, poderia ser com Pfizer, por exemplo, pra estudar como o vírus se comportaria numa cidade com 100% da população imunizada.
“Como a taxa de transmissibilidade de Sousa é elevada, escolhemos o município para realizar esse possível projeto piloto. Nós testaríamos com os antígenos toda a população acima de 18 anos e posteriormente toda a vacinação dessa população”, pontua.
Projeto relacionado à doença Trauma
Sobre o projeto piloto relacionado à doença Trauma, Geraldo afirmou que "segundo a Organização Mundial de Saúde, de 2021 a 2030 há uma meta a ser atingida de diminuição de 50% do número de mortes em decorrência da doença Trauma, como acidentes no trânsito e ocorrências interpessoais”. O pedido, se atendido, vai ajudar a Paraíba a avançar mais rapidamente para atingir a meta de redução.
Comentários