CONVERSA POLÍTICA
Setor administrativo do Hospital de Trauma de João Pessoa será transformado em leitos de Covid-19
Publicado em 11/05/2021 às 10:57 | Atualizado em 22/06/2023 às 14:06
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
A mudança está sendo planejada há mais de um mês, mas com a possibilidade de aumento de casos de Covid-19 após as flexibilizações, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vai receber novos leitos para pacientes com Covid-19. Eles ficarão onde é a área administrativa da unidade.
Segundo nota do governo do estado, está sendo montada uma estrutura de 400m², na área externa do complexo hospitalar, para comportar a área administrativa da instituição. Serão 12 salas com entrada e saída independentes da unidade.
De acordo com Laecio Bragante, diretor geral do Hospital de Trauma, o local que abrigava o setor administrativo, no subsolo, vai funcionar duas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma Unidade de Decisão Clínica (UDC).
“Com a nova ampliação do Hospital, vamos contar com duas UTIs, cada uma com 10 leitos e 70 vagas de UDC, não comprometendo em nada o pleno funcionamento da urgência e emergência, já que todos os pacientes da área Covid-19 são regulados pela Secretaria de Estado da Saúde”, explicou.
O engenheiro do hospital, Jonathan Martins, afirmou que até a sexta-feira (14), todos as salas já estarão prontas.
O direto da unidade destacou que um Centro Administrativo será montado em outro local posteriormente para que após a pandemia os leitos criados sejam permanente e destinados à ampliação do Hospital de Trauma.
Ninguém confirma que o movimento é uma preparação para uma nova onda de casos, mas soa com algo preventivo. No interior do estado, prefeitos voltaram a decretar ‘toque de recolher’ após aumento de casos de Covid-19 na Paraíba.
Comentários