icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

TJPB concede Medalha Ordem do Mérito Judiciário a Francisco Evangelista

A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Publicado em 25/09/2025 às 16:37


				
					TJPB concede Medalha Ordem do Mérito Judiciário a Francisco Evangelista
Ednaldo Araújo/TJPB

O empresário, advogado, professor e escritor Francisco Evangelista de Freitas foi agraciado nesta quinta-feira (25) com a Medalha e o Diploma da Ordem do Mérito Judiciário, na categoria Distinção. A solenidade foi realizada no Plenário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Durante a cerimônia, o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, ressaltou a importância da condecoração, lembrando que a medalha representa o reconhecimento do Judiciário paraibano. "Essa medalha que o senhor está carregando no seu peito doravante é uma conquista pelo seu exemplo, pela sua vida", afirmou.

Desembargador justificativa da medalha

Autor da proposta, o desembargador José Ricardo Porto qualificou Francisco Evangelista como um homem de “mãos limpas e honradas”, exaltando sua visão futurista, liderança e conduta ética tanto no serviço público quanto na iniciativa privada.

Para ele, a entrega da medalha é um tributo justo a uma trajetória inspiradora. " A entrega desta Medalha é, portanto, um tributo justo. É o reconhecimento de uma trajetória admirável e acima de tudo, é uma inspiração para as gerações que virão. Que esta solenidade guarde, na memória do nosso Tribunal, o testemunho de gratidão a um homem que honra o Direito, a Justiça e a vida pública", pontuou.

Francisco Evangelista agradece homenagem

Francisco Evangelista agradeceu a distinção e afirmou que, apesar de já ter recebido outras homenagens, nenhuma foi tão significativa quanto a Ordem do Mérito Judiciário, a mais alta comenda do Poder Judiciário da Paraíba.

"Quero agradecer ao desembargador José Ricardo Porto, que talvez tenha exagerado um pouco ao me oferecer tão honrosa homenagem. Sou muito grato pela sua imensa generosidade. Talvez pela amizade e respeito que eu sempre tive por toda família Porto. Agradeço ainda as palavras do presidente Fred Coutinho que me deixaram sensibilizado. Não podia ser diferente, como filho do desembargador Júlio Aurélio Coutinho, homem sério, inteligente, honesto, religioso, que honrou e dignificou este Tribunal de Justiça", frisou.

Dentre as autoridades que compuseram a mesa da solenidade estavam os desembargadores João Batista Barbosa (vice-presidente do TJPB), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, (presidente do TRE), Joás de Brito Pereira Filho e Carlos Martins Beltrão Filho, o conselheiro Fernando Catão, representando o TCE-PB, a advogada Joelma Carneiro, representando a OAB-PB, a presidente da AEMP, Nalva Coutinho, o desembargador federal Rogério Fialho, o subdefensor público-geral administrativo, Sylvio Pélico Porto Filho, representando a Defensoria Pública e o ex-senador Efraim Morais.

Perfil do homenageado

Nascido em Alexandria, no Estado do Rio Grande do Norte, Francisco Evangelista concluiu sua graduação na UFPB, passando a integrar seu corpo docente. Entre as atividades exercidas foi deputado, advogado e jornalista, assim como ocupou relevantes cargos, entre eles diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral, diretor geral do departamento de administração da UFPB, subsecretário de Planejamento e subchefe da Casa Civil no primeiro governo de Tarcísio Burity, secretário de Infraestrutura do estado no governo Cássio Cunha Lima e delegado federal na Delegacia do Ministério da Agricultura da Paraíba. Ocupou ainda os cargos eletivos de deputado estadual (1983-1987 e 1987-1991) e de deputado federal (1991-1995).

No campo acadêmico destacou-se como professor adjunto do departamento de administração da UFPB, com pós-graduação e Mestrado pela Fundação Getúlio Vargas-SP e curso de aperfeiçoamento em administração pública pelo Instituto Hispânico de Madri.

Entre as obras publicadas destacam-se: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa; Momentos que Vivi; Memórias e Confissões; a Catolé em que Vivi: Relatos e experiências políticas; Uma Viagem ao tempo: Reflexões, discursos e opiniões e Brasil no Espelho da História, com a participação do jornalista Kubitschek Pinheiro.

*com informações do TJPB

Imagem ilustrativa da imagem TJPB concede Medalha Ordem do Mérito Judiciário a Francisco Evangelista

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp