CONVERSA POLÍTICA
Opinião: Enfim, obra da triplicação da BR-230 na Grande João Pessoa será retomada
A obra começou em 2017, parou, recomeçou de novo, parou e depois de 6 anos não tem 13 km dos 28 km previstos.
Publicado em 05/09/2023 às 10:28 | Atualizado em 05/09/2023 às 10:45
O Ministro Renan Filho assina ordem de serviço para obras de adequação na BR-230/PB, na Grande João Pessoa, nesta terça-feira (5). É a chamada triplicação entre Cabedelo e o viaduto do Oitizeiro, na capital.
Serão assegurados R$ 151,3 milhões para continuidade de obras previstas no trecho.
Segundo o Ministério, o dinheiro será usado para execução de dois viadutos, conclusão e execução de oito passarelas de pedestres e continuidade de implantação da terceira faixa e vias marginais, além de restauração da pista já existente.
A obra beneficia na Região Metropolitana da capital cerca de 1,3 milhão de habitantes.
A retomada, claro, tem que ser comemorada, mas chega tarde. A obra começou em 2017, parou, recomeçou de novo, parou e depois de 6 anos não tem 13 km dos 28 km previstos.
No fim das contas, serão usados mais dinheiro do contribuinte para concluir a parte de uma obra que já deveria ter ficado pronta.
É fácil imaginar porque a população é tão cética quando em pauta estão os grandes obras e projetos tocados pelo poder público.
De qualquer jeito, vamos ser otimistas. A triplicação, agora, está com o carimbo do PAC- Plano de Aceleração do Crescimento.
O que pode significar menos possibilidade de entrar no contigenciamento orçamentário. E, por consequência, ficar menos na dependência de emendas parlamentares.
Sem falar que virou uma espécie de 'calo' da classe política, motivos de vergonha de alguns que assumiram a paternidade da obra quando foi iniciada e que sumiram quando empacou.
Entenda
Desde 2018, supostas irregularidades na obra de ampliação da BR-230 estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF). A empresa inicialmente contratada para fazer o serviço abandonou a obra.
Em 2020, o governo de Jair Bolsonaro (PL) transferiu a competência para o Exército, mas pouco ou quase nada foi feito. No fim do ano, o recurso de R$ 3 milhões para triplicação da BR-230 na Paraíba foi suspenso.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assegurou, em março deste ano, que daria celeridade à conclusão das obras de triplicação da BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa.
O evento
O evento será realizado na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube da pasta.
Participam da solenidade, de forma presencial e remota, o governador do estado da Paraíba, João Azevedo; representantes de prefeituras dos municípios impactados pelas obras e parlamentares da bancada paraibana no Congresso Nacional.
Comentários