icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Vereadores de João Pessoa votam LDO 2025 e antecipam recesso que vai até agosto

No esforço concentrado também foram aprovados outros projetos de interesse do Executivo.

Publicado em 17/06/2025 às 17:05


				
					Vereadores de João Pessoa votam LDO 2025 e antecipam recesso que vai até agosto
Olenildo Nascimento/CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) decidiu realizar um esforço concentrado nesta terça-feira (17), limpando a pauta do primeiro semestre para antecipar o recesso parlamentar, que se estenderá até o dia 6 de agosto.

Para garantir a folga de quase 50 dias, os parlamentares votaram o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026, além de outros 20 Projetos de Lei Ordinária (PLO) e seis Projetos de Decreto Legislativo (PDL).

Sob relatoria do vereador Raoni Mendes, a LDO foi aprovada com 123 emendas, das quais 119 aditivas e quatro modificativas de texto.

A LDO 2026 de João Pessoa traz um alerta sobre o déficit previdenciário do município. Conforme estudo contratado pelo Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM-JP), a folha de pagamento dos servidores inativos deve consumir mais de meio bilhão de reais.

A peça orçamentária estabelece os parâmetros, diretrizes e procedimentos para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2026 a 2029.

Outras matérias aprovadas

Outro projeto de autoria do Executivo Municipal aprovado foi o PLO 2248/2024, que altera o Sistema Viário Básico para adequar novos corredores de transporte da Capital, os quais compõem os projetos de Sistema de Corredores de BRS (Bus Rapid Service) e dos Terminais de Integração associados, financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). A norma ainda classifica ciclofaixa, ciclovia, via arterial, via coletora, via expressa, via local, via parque e vias marginais, além de definir áreas de influência.

Também foi aprovado um projeto que autoriza a cessão onerosa dos direitos originados de créditos tributários e não tributários — inclusive os inscritos em dívida ativa — a pessoas jurídicas de direito privado ou a fundos de investimento regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mediante prévia avaliação e procedimento legalmente previsto, inclusive leilão em bolsa de valores.

Ainda foram aprovados outros cinco projetos do Executivo Municipal, autorizando realocações orçamentárias e a abertura de créditos especiais para Emendas Impositivas (R$ 1,33 milhão), para a Câmara Municipal (R$ 28,7 milhões) e para órgãos da prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores de João Pessoa votam LDO 2025 e antecipam recesso que vai até agosto

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp