POLÍTICA
Crise faz mais um prefeito da PB baixar pacote cortando despesas
Prefeito de Caiçara decidiu suspender pagamentos de diárias e horas extras. Expediente vai para seis horas concorridas
Publicado em 14/09/2015 às 12:10
A onda de cortes orçamentários que tem atingido as prefeituras da Paraíba fez mais uma 'vítima' nesta segunda-feira (14). O prefeito de Caiçara, no Agreste, Cícero Francisco (PSB), anunciou um pacote de contingenciamento de recursos. Entre as medidas estabelecidas está o fim das diárias para os servidores públicos municipais, entre eles o próprio prefeito; a suspensão do pagamento de hora extra e o expediente de seis horas corridas nos órgãos da prefeitura.
A decisão foi tomada após uma reunião do prefeito com os secretários de Caiçara e com os setores jurídico e contábil da prefeitura. O pacote é justificado pela queda da arrecadação nos últimos meses do ano e consequentes reflexos deste desequilíbrio financeiro nos cofres municipais.
“O momento é de buscar saída para enfrentar esse momento de desafio, sem cortar investimentos, nem provocar prejuízos para a população”, declarou o prefeito Cícero Francisco.
Uma outra medida do pacote é a redução dos gastos com combustíveis. “Apenas os veículos essenciais estarão sendo abastecidos. A medida não vai prejudicar nenhum atendimento essencial à população”, garantiu Cícero.
Com a mudança no horário de funcionamento nas repartições públicas, a prefeitura estima reduzir em pelo menos 20% os gastos com energia elétrica e consumo de água nesses locais. Serviços essenciais, como educação, saúde, manutenção urbana e coleta de lixo não devem ser afetados.
Nas últimas semanas vários prefeitos tem anunciado medidas para cortar recursos, entre elas a redução dos próprios salários. Já foram divulgados pacotes em Campina Grande, Patos e Santo André.
Comentários