icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Dois partidos questionam na Justiça pesquisa para prefeito de Campina

PSD pede impugnação e PSDB solicita na Justiça acesso à metodologia do Instituto Veritá.

Publicado em 13/07/2016 às 16:57

O PSD protocolou, nesta quarta-feira (13), na Justiça Eleitoral, em Campina Grande, uma petição, solicitando a impugnação da pesquisa eleitoral registrada sob o nº 09295/2016 pelo Instituto Veritá. No documento, o partido sustenta que foi desrespeitada a Resolução n° 23.453, que dispõe sobre pesquisas para o pleito de 2016. A petição será analisada pela juíza da 17ª Zona, Ana Amélia Andrade, responsável pelo registro de pesquisa.

O presidente municipal do PSD, João Dantas, disse que há indícios de irregularidades em relação à metodologia, o plano amostral e a área física de realização do trabalho a ser executado. “Também há indícios de vazamento dos resultados”, comentou Dantas.
Além da suspensão da divulgação da pesquisa, o partido pede a responsabilidade cível e criminal dos proprietários do Instituto Veritá.

Já a assessoria jurídica do PSDB pediu na Justiça o acesso a todos os dados da pesquisa. “Queremos ter acesso a todos os dados cadastrais, a origem dos recursos despendidos no trabalho, além da metodologia e período de realização da pesquisa, o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado e área física de realização do trabalho a ser executado, nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados”, explicou o advogado Gilberto Aureliano.

Outro lado

A reportagem entrou em contato por telefone com o escritório do Instituto Veritá, no Nordeste, sediado em Recife (PE). Uma funcionária informou que a assessoria jurídica do instituto iria entrar em contato ainda nesta quarta-feira com a reportagem para comentar sobre a petição do PSD, mas até às 17 horas não retornou às ligações,

Registro

A pesquisa foi registrada pelo Instituto Veritá, no dia 7 de julho deste ano, com previsão de divulgação para esta quarta-feira (13). A data de início da pesquisa foi 15 de junho e término em 7 de julho. Foram entrevistadas 522 pessoas de ambos os sexos, moradores e domiciliados na área de abrangência há mais de um ano, no perímetro urbano de Campina Grande.

Além de aferir as intenções de voto para prefeito, a pesquisa avalia o governo municipal e federal. A pesquisa foi financiada com recursos próprio do Instituto Veritá.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp