icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Eleições na Paraíba viram ‘negócio de família’ para muitos candidatos

Oligarquias familiares do Estado continuam mantendo viva a tradição de manter herdeiros políticos no poder. Nas eleições de 2010, muitos paretentes participarão juntos do pleito.

Publicado em 02/05/2010 às 8:50

Clóvis Gaião
Do Jornal da Paraíba

As oligarquias familiares do Estado continuam mantendo viva a tradição de manter os herdeiros políticos no poder. Uma tradição que passa de pai para filho, marido para esposa, irmão para irmão e até sogro para genro numa demonstração de que a política é um negócio de família.

As eleições 2010 irão registrar grande influência das famílias, algumas com influência desde 1870 quando Waldivino Lobo Maia chefe político e deputado por várias vezes impulsionou entrada da família Maia na política que teve como sucessores o ex-governador João Agripino Maia, o saudoso deputado Gervásio Maia até o atual deputado estadual Gervásio Filho.

Dentre os herdeiros políticos que disputarão eleições este ano estão o deputado federal Efraim Filho (DEM), candidato à reeleição, filho do senador Efraim Morais, que tenta retornar ao Senado. Os Morais dominam politicamente a região do Vale do Sabugi. Mas a tradição dos Morais vem desde a década de 60 quando Inácio Bento Morais, pai do senador Efraim Morais, foi deputado estadual por quatro legislaturas.

O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSC), filho do atual deputado federal Marcondes Gadelha, tentará ocupar a cadeira do pai na Câmara Federal. Já Marcondes, que preside o PSC na Paraíba, pleiteia espaço de vice na chapa do governador José Maranhão (PMDB).

O ex-governador Roberto Paulino e o deputado Raniery Paulino, ambos do PMDB, também podem fazer dobradinha nas eleições 2010. Com base política no Brejo paraibano Roberto Paulino sonha com uma vaga de senador e Raniery tentará reeleição na Assembleia. Enquanto se definem a esposa e mãe Fátima Paulino continuará como prefeita de Guarabira até 2012.

O deputado federal Wellington Roberto (PR) e pré-candidato a senador também fará dobradinha com o filho Caio Roberto, que já trabalha sua candidatura a deputado estadual. Dentre os pais e filhos candidatos estão também o deputado federal e postulante ao Senado Wilson Santiago (PMDB), que de quebra deve lançar Wilson Filho para a Câmara Federal. Tanto Wellington quanto Santiago não têm raízes políticas.

Grupos tradicionais na disputa

Mas os laços familiares não param por aí. O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, não entra na disputa em 2010, mas lança o irmão, o deputado federal Vital Filho, para o Senado e estuda lançar a sua mãe, Nilda Gondim, como deputada federal. Nildinha é filha do ex-governador Pedro Gondim. O governador José Maranhão também lançará novamente os sobrinhos Benjamin Maranhão como candidato a deputado federal e Olenka Maranhão para deputada estadual.

Os Cunha Lima também tentarão recuperar espaços políticos após a cassação do ex-governador Cássio Cunha Lima e a renúncia do então deputado federal Ronaldo Cunha Lima. Agora Cássio tentará dar a volta por cima se elegendo para o Senado com a companhia do tio o ex-senador Ivandro Cunha Lima para deputado estadual ou candidato a vice-governador de Ricardo Coutinho.

O patriarca e presidente estadual do PP, Enivaldo Ribeiro, acompanha os passos dos dois filhos que devem disputar mandatos este ano - o atual deputado estadual Aguinaldo Ribeiro, que tentará vaga na Câmara Federal, e a vereadora Daniela Ribeiro, que pode sair candidata a vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Ricardo Coutinho.

Enivaldo casou com a filha do ex-deputado na década de 60 e usineiro Agnaldo Veloso Borges. Virgínia atualmente é prefeita do município de Pilar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp