icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Em quatro meses, ALPB bate produção de 2018, mas deputado 'zera' em projetos

Doda de Tião não apresentou nenhum projeto de lei; Moacir Rodrigues protocolou primeiro na segunda.

Publicado em 28/05/2019 às 7:00 | Atualizado em 28/05/2019 às 15:30


                                        
                                            Em quatro meses, ALPB bate produção de 2018, mas deputado 'zera' em projetos


				
					Em quatro meses, ALPB bate produção de 2018, mas deputado 'zera' em projetos

Um deputado estadual possui várias atribuições e pode desempenhar, através de diversas ações, o seu trabalho como representante do povo. Mas não há dúvidas de que “legislar”, propor modificações e projetos que melhorem a vida da população, deve ser a principal função de qualquer parlamentar. Este ano o número de matérias apresentadas e analisadas na Assembleia Legislativa da Paraíba já ultrapassa o total registrado durante todo o ano passado. Mas um dos 36 deputados ainda está “zerado” em número de projetos de lei. Outro só protocolou o primeiro projeto nesta segunda-feira, em quase quatro meses de trabalho.

Do dia 1º de fevereiro deste ano até aqui, os 36 deputados apresentaram e/ou apreciaram 3.207 matérias, sendo 495 projetos de lei, 8 Propostas de Emenda à Constituição (PEC's) e 5 projetos de Lei Complementar. Durante todo o ano de 2018 esse número chegou a 2408 matérias, com 334 projetos de lei ordinárias, 5 propostas de Emenda à Constituição e 5 projetos de Lei Complementar. Os dados são do portal da transparência da Assembleia Legislativa.

Deputado vai apresentar projeto para cavalos

A produção de projetos de lei de dois deputados, porém, ainda está bastante "tímida", conforme o portal da Assembleia. Doda de Tião (PTB), veterano em mandatos na 'Casa', possui uma produção legislativa é o menos “produtivo” da Assembleia. Em quatro meses o parlamentar apresentou apenas 2 ofícios e 2 requerimentos ao Parlamento. Doda tem como reduto eleitoral a cidade de Queimadas, onde o irmão, Carlinhos de Tião, é prefeito.

Ao comentar a sua "baixa produtividade" na 'Casa', Doda disse que prefere encaminhar os pleitos diretamente ao Governo do Estado e às secretarias.  "Nós temos apresentado nossas demandas diretamente ao governador e aos secretários. Para apresentar projetos na Assembleia infundados, é melhor encaminhar diretamente nossos requerimentos em favor da população", comentou.

Doda, porém, informou que está finalizando um primeiro projeto. A proposta é para estender o prazo de vigência do exame para constatar a doença de mormo, uma patologia infecciosa que ataca cavalos e pode ser transmitida para humanos. "Hoje esse exame vale para dois meses e nós estamos propondo estender para quatro, porque causa um custo alto para o produtor rural", justificou o deputado.

Primeiro projeto no fim de maio

Em seu primeiro mandato, o deputado Moacir Rodrigues (PSL) apresentou até agora 5 ofícios, uma indicação de lei para o Poder Executivo, 7 pedidos de informação e 58 requerimentos, um deles para a realização de uma sessão especial.

Apenas nesta segunda-feira ele protocolou oficialmente o primeiro projeto de lei, que propõe mudanças na Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). De acordo com a assessoria do deputado, porém, a proposta havia sido apresentada na primeira sessão da 'Casa', mas por um erro burocrático não havia sido protocolada.

Moacir é irmão do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), ex-deputado federal de destaque no Congresso Nacional. Ele disse que tem privilegiado a sua atuação na visita em comunidades e municípios. "Temos feito várias visitas técnicas nas cidades e estamos preocupados com a questão ambiental e hídrica da Paraíba, inclusive levantando a questão da Transposição que é de interesse de todos", comentou Moacir.

Walber e Barbosa lideram em projetos

Os deputados Walber Virgolino (Patriotas) e Ricardo Barbosa (PSB) lideram o ranking dos mais produtivos em termos de projetos de lei apresentados na 'Casa'. Recém-chegado na Assembleia e fazendo parte da bancada de oposição ao Governo do Estado, Walber já apresentou 74 propostas de lei ordinária, dois projetos de resolução e um de lei complementar.

Já Ricardo Barbosa é líder do Governo na Assembleia e possui 48 projetos de lei ordinária e 09 de resolução. Experiente, Barbosa também apresentou 158 requerimentos, 3 indicações e 4 ofícios à Casa.

O presidente da 'Casa', Adriano Galdino (PSB), lembrou que já foram aprovadas mais de 1.500 matérias nos meses de fevereiro e março deste ano. “Além de lançarmos ferramentas para aumentar ainda mais a transparência da nossa Casa e o enxugamento das despesas, com o novo projeto que vai eliminar o papel e digitalizar todo o trâmite legislativo”, comentou o socialista.

Imagem

João Paulo Medeiros

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp