POLÍTICA
Estado cancela licitação para viaduto do Geisel
Cancelamento ocorre um mês depois de o governador ter autorizado a abertura da licitação; novo edital será publicado até o fim de março.
Publicado em 21/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:32
A licitação da obra do viaduto do Geisel, em João Pessoa, foi anulada pelo governo estadual. O ato foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. A motivação seria “a ocorrência de inconsistências na planilha orçamentária”. O superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), Ricardo Barbosa, disse que o governador Ricardo Coutinho foi comunicado do fato e autorizou o cancelamento da licitação.
Ele não explicou quais seriam as inconsistências.
O cancelamento ocorre um mês depois de o governador ter autorizado a abertura da licitação. O presidente da Comissão de Licitação, José Lusmá Santos, explicou que com a anulação será publicado um novo edital no Diário Oficial, reabrindo os prazos para realização do certame, que deve ocorrer no final de março, já que em se tratando de concorrência o prazo é de 30 dias para abertura da licitação. Segundo ele, a inconsistência na planilha orçamentária é uma falha de natureza técnica. “O erro na planilha orçamentária viciou todo o edital”, afirmou, sem dar maiores esclarecimentos.
A construção do viaduto do Geisel terá investimentos na ordem de R$ 31.348.747,29, sendo 13,5 milhões do Estado e 17,8 milhões do Ministério das Cidades. Quando do ato de assinatura autorizando a licitação da obra, Ricardo destacou a importância do viaduto para a melhoria do trânsito na cidade de João Pessoa. “O viaduto é uma obra estratégica, fundamental para a região metropolitana da capital. Estou muito feliz em poder resolver esse problema”, afirmou o governador.
O processo licitatório estava para ser realizado na próxima terça-feira, dia 25, a partir das 14h30, na sede da Suplan, quando haveria a abertura dos envelopes. De acordo com o superintendente do órgão, foram as empresas interessadas em participar da concorrência que identificaram o erro na planilha orçamentária.
“Entre correr o risco de licitar uma obra importante como é o viaduto do Geisel com um erro na planilha e depois esse erro traduzir-se no entrave do início da obra, a gente preferiu cancelar a licitação”, disse Ricardo Barbosa.
A obra de construção do viaduto do Geisel está prevista para ser executada dentro de 1 ano e seis meses, a partir da emissão da ordem de serviço pela Suplan. O empreendimento é uma reivindicação antiga dos pessoenses e usuários que trafegam pela BR-230 nas proximidades do estádio Almeidão.
Comentários