POLÍTICA
Fábio Nogueira ressalta promoção da cidadania em projeto do TCE
Proposta vai levar à juventude informações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado.
Publicado em 06/04/2017 às 17:03
O conselheiro-corregedor Fábio Nogueira recepcionou, nesta quinta-feira (6), 126 alunos, no lançamento do Projeto Escola e Cidadania, iniciativa destinada a levar à juventude informações sobre o papel do Tribunal de Contas do Estado e o funcionamento das instituições públicas, além de temas relacionados ao comportamento social, à educação e à cultura.
Os estudantes de seis escolas de João Pessoa, Mamanguape e Itabaiana foram recebidos no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, pertencente ao TCE. “Este é um momento de grande importância para o Tribunal de Contas, de vez que é um contato com a geração que vai ocupar os futuros postos de mando. Tratamos, aqui, a partir de agora, de promover a cidadania, o conhecimento e a cultura”, disse o conselheiro Fábio Nogueira na saudação aos estudantes.
Nogueira colocou à disposição dos professores e seus alunos os diversos setores do Centro Cultural Ariano Suassuna, ambiente que abriga teatro, hall para exposições de artes plásticas, diretoria e salas da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), organismo, este último, coordenado pelo conselheiro Marcos Costa.
E antecipou: “Vocês vão aprender o que faz este Tribunal, vão perceber a necessidade do controle social dos atos e gastos públicos e a importância do nosso acompanhamento de questões relacionadas, por exemplo, à merenda, ao transporte escolar, às taxas de repetência, ou à qualificação dos professores”.
Sinfônica
O diretor do Centro Cultural Ariano Suassuna, advogado Flávio Sátiro Filho, também deu as boas vindas ao numeroso grupo de visitantes, a quem convidou para assistir à apresentação, no sábado (8), da Orquestra 5 de Agosto e, ainda, da Orquestra Sinfônica do Município, a partir das 18 horas.
Em seguida, a procuradora-geral junto ao TCE Sheyla Barreto Braga de Queiroz, explicou à plateia formada por crianças e adolescentes o que faz e como funciona o Tribunal de Contas do Estado. A professora Daiane Wichineski tratou do tema “O Bom Uso das Redes Sociais”. A última palestra – “Consequências Comportamentais pelo Mau Uso das Redes Sociais” – foi ministrada pela psicóloga Patrícia Diniz.
A primeira edição do Projeto TCE Escola e Cidadania, iniciativa de caráter permanente, foi encerrado pelo diretor Flávio Sátiro Filho com agradecimentos às escolas parceiras e entrega de certificados às palestrantes.
Participaram do encontro professores e alunos dos Colégios Pio X, Municipal Apolônia Sales e Municipal Zulmira Morais (de João Pessoa), dos Colégios Professor Maciel e Estadual Odetes Mendes (de Itabaiana), do Colégio Estadual Umbelina Garcez (de Mamanguape) e do Colégio Rebeca Cristina da Polícia Militar.
Comentários