POLÍTICA
Gestão de Agra tem aprovação de 42% e a de Ricardo cai
Com 42% de aprovação, Luciano Agra é disputado até por oposicionistas.
Publicado em 26/06/2012 às 8:00
Pesquisa Ipespe revela que 42% da população de João Pessoa aprova a administração do prefeito Luciano Agra. O percentual representa a soma de ótima (8%) e boa (34%). Os números mostram uma ligeira melhora na imagem da gestão do ex-socialista. Na pesquisa realizada em maio, o índice de aprovação era de 41%. Já na consulta divulgada em novembro de 2011, a aprovação era de 34%.
Já a aprovação do governo de Ricardo Coutinho caiu 4%, segundo revela a pesquisa. Em novembro de 2011, o governo contava com 40% de aprovação. Em maio, caiu para 37% e em junho ficou em 33%.
Luciano Agra é um dos poucos prefeitos de capitais que não vão disputar a reeleição, embora tenha direito de pleitear um segundo mandato. Ele foi preterido pelo PSB, partido do governador Ricardo Coutinho, que optou em lançar a candidatura da jornalista Estelizabel Bezerra.
Fora da disputa e também do PSB, Agra está sendo procurado por candidatos de outros partidos, inclusive da oposição, para ter o seu apoio nas eleições de outubro. O interesse maior se deve ao peso da máquina administrativa, que tem poder de decidir uma disputa eleitoral em qualquer cidade brasileira.
Pelos números da pesquisa, a gestão de Luciano Agra tem a desaprovação de 15% dos eleitores. Eles representam 6% dos que consideram ruim e 9% dos que avaliam como péssima. Em relação à pesquisa anterior, a rejeição cresceu 3%, passando de 12% para 15%.
O Ipespe atesta ainda que os eleitores que consideram apenas regular a administração de Luciano Agra são 40% contra 44% da pesquisa realizada em maio e 39% na pesquisa feita em novembro de 2011. Apenas 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram avaliar a atual administração.
Agra tem melhor aprovação entre os homens (45%); entre os eleitores acima de 45 anos (46%); com ensino superior (53%) e com mais de cinco salários mínimos (56%). A pesquisa Ipespe ouviu 800 eleitores nos dias 16 e 17 de junho. A margem de erro é de 3,5% para intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral, sob o número PB-00017/2012.
Comentários