POLÍTICA
Governador e prefeitos discutem ampliação das medidas de isolamento na Grande JP a partir deste sábado
Região Metropolitana da Capital tem quase 1.300 casos e índice de isolamento com uma média de 45%.
Publicado em 08/05/2020 às 14:06 | Atualizado em 08/05/2020 às 15:30
Os prefeitos da Região Metropolitana de João Pessoa e o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) estiveram reunidos nesta sexta-feira (8), com o intuito de debater a queda dos índices de isolamento social que foram observados nas últimas semanas. A partir deste sábado (9), um grupo formado pelos gestores passará a discutir a possibilidade da ampliação de medidas restritivas.
Suetoni: Discussão sobre ‘lockdown’ avança entre governador e prefeitos metropolitanos
Participaram do encontro, os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa), Emerson Panta (Santa Rita), Berg Lima (Bayeux), Márcia Lucena (Conde) e Victor Hugo (Cabedelo). De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na quinta-feira (7), a Grande João Pessoa tem quase 1.300 casos registrados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Por outro lado, o índice de isolamento social nestas cidades é de 45%, em média, o que contraria o percentual mínimo recomendado pelas autoridades de saúde, que é de 70%, para evitar novos casos de Covid-19.
Durante a reunião, os prefeitos e o governador discutiram a disponibilidade de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria, além da ampliação de testagem da população, com a montagem de pontos de ‘drive thru’ em locais estratégicos. Segundo João Azevêdo, aproximadamente 110 mil testes rápidos chegarão a partir desta quinta.
Também foram abordadas questões sobre à contratação de profissionais de saúde, funcionamento de feiras livres e a suspensão do funcionamento da balsa que faz a travessia Cabedelo-Lucena durante os fins de semana, com o objetivo de evitar o aumento de casos da doença.
Comentários