POLÍTICA
Governador Ricardo Coutinho só inaugura obras até amanhã
Ricardo deverá ficar de fora da inauguração de obras como a Central de Polícia.
Publicado em 03/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/02/2024 às 11:07
Algumas das principais obras publicizadas pelo governo do Estado não devem ser inauguradas com a participação do governador Ricardo Coutinho (PSB), por impedimento previsto na legislação eleitoral, no que diz respeito às condutas vedadas previstas no art. 73 da Lei 9.504/97. Entre as obras estão a Central de Polícia de João Pessoa e a última etapa do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, também na capital.
De acordo com o calendário eleitoral, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir do próximo sábado, dia 5, os candidatos não podem comparecer a inaugurações de obras públicas. De acordo com o secretário da Superintendência de Obras da Paraíba (Suplan), João Azevedo, a Central de Polícia deve ser inaugurada apenas no próximo mês. Ele ainda destacou que a execução das obras não segue o cronograma eleitoral.
“A programação de entrega de obras não está vinculada ao calendário eleitoral. Tem obras que o governo vai entregar independente do calendário. Estamos trabalhando. Não existe essa vinculação”, disse João Azevedo. A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou relatório com percentual de execução das obras, no entanto, o secretário afirmou que o documento ainda estaria sendo elaborado.
Propagada como a Central de Polícia mais moderna do país, a ordem de serviço para início das obras foi assinada há dois anos. Em julho de 2012, com a obra já em andamento, a expectativa do secretário de Segurança era que a nova Central fosse entregue em dez meses. “A Central de Polícia é uma obra complexa, mas que deve ser inaugurada no próximo mês”, garantiu João Azevedo.
Outra relevante obra executada na gestão de Ricardo Coutinho que também não deve ser inaugurada até o próximo sábado é a última etapa do Centro de Convenções. O secretário João Azevedo explicou que as equipes ainda estão trabalhando para concluir o teatro. “Deve demorar”, disse Azevedo. A expectativa do governo do Estado era de que as obras no Centro de Convenções fossem concluídas completamente até o fim do primeiro semestre deste ano.
Nem mesmo a primeira fase do canal Acauã/Araçagi deve ser inaugurada com a participação do governador Ricardo Coutinho, antes do processo eleitoral. A previsão da Suplan era que os dez primeiros quilômetros iniciais do canal fossem inaugurados em maio deste ano, o que não aconteceu.
No entanto, João Azevedo destacou algumas obras que serão inauguradas pelo governador Ricardo Coutinho na reta final do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. Entre elas estão a reforma do estádio Almeidão e do Espaço Cultural, além do hospital do município de Mamanguape, inaugurado ontem, e uma unidade hospitalar inaugurada na cidade de Monteiro e outra em Pombal.
REFORMAS
Neste mês, o governo vai inaugurar, sem a participação de Ricardo Coutinho, a reforma do estádio O Amigão, em Campina Grande, além dos estádios Perpetão, em Cajazeiras, e Marizão, em Sousa. Outras reformas que devem ser inauguradas são a Vila Olímpica Ronaldo Marinho e o ginásio Ronaldão, na capital.
Comentários