icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Ipespe aponta para um 2º turno

Análise qualitativa aponta enfraquecimento da tendência de Romero Rodrigues ganhar no primeiro turno em Campina Grande, veja.

Publicado em 29/09/2012 às 6:00


Esta nova pesquisa do Ipespe projeta o enfraquecimento da tendência de vitória do candidato Romero Rodrigues (PSDB) nas eleições de Campina Grande ainda no primeiro turno.

Embora expresse um fenômeno subjetivo, 54% dos eleitores sentem e acham que o peessedebista se elegerá, contra 18% e 6% para Tatiana Medeiros (PMDB) e Daniella Ribeiro (PP), respectivamente.

Se compararmos o percentual de 54% acima com as votações espontâneas - índices que expressam os votos já assegurados dos candidatos – Romero registrou 31%, contra 21% de Tatiana e 11% de Daniella, constatamos que mesmo eleitores fechados com as duas candidatas sentem a maior possibilidade do peessedebista ganhar as eleições.

Na estimulada, Romero alcançou 35% dos votos, contra 24% de Tatiana e 19% de Daniella. A soma na espontânea de Tatiana e Daniella é 32%, contra os 31% de Romero, e a estimulada – 37% - é um pouco superior aos 35% obtidos pelo peessedebista.

Os eleitores que não votarão em nenhum dos três candidatos marcaram 8% e 7%, respectivamente, na espontânea e na estimulada, enquanto os 23% de indecisos, na espontânea, caiu para 14%, na estimulada, o que reduz a margem de crescimento dos candidatos.

Quanto às possibilidades de cada candidato sensibilizar esses eleitores indecisos, somos de opinião de que Daniella conta com menos espaço porque não oferece ao eleitorado apoios consistentes, nos quais desponta seu irmão, o ministro Agnaldo Ribeiro, e seu pai, o ex-prefeito Enivaldo Ribeiro, políticos estes que não desfrutam do prestígio dos grupos Cunha Lima e Vital do Rêgo.

Tatiana, embora receba o apoio incondicional do prefeito Veneziano, cuja administração recebeu 40% de avaliação, entre o ótimo e bom, contudo, no inconsciente coletivo, enfrenta gargalos e resistências porque 75% da população citaram a saúde como o maior problema que enfrenta, como registra esta pesquisa, e Tatiana foi secretária de Saúde até se desincompatibilizar para ser candidata.

Mesmo sem racionalizar e verbalizar, a maioria da população pensa que se ela não foi capaz de resolver o problema da saúde, como irá administrar uma cidade do porte de Campina Grande?
Os percentuais de rejeição dos candidatos, respectivamente 27%, 24% e 19% para Tatiana, Romero e Daniella, não são substantivos a ponto de provocar desgastes.

Faltando oito dias para as eleições, não acreditamos que os eleitores que votaram nos candidatos, na estimulada, tendam a mudar sua disposição de votos, restando, portanto, 14% de eleitores a decidirem seus votos.

Com fundamentos nos percentuais analisados acima, ratificamos que o candidato Romero Rodrigues teve reduzidas suas possibilidades de vencer no primeiro turno, podendo enfrentar Tatiana, no segundo turno, já que não vemos espaço para Daniella crescer para superar a peemedebista.
* Sociológo e analista político

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp