icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

João estabelece em decreto regras para funcionamento da Fundação PB Saúde

Estado vai retomar a administração dos hospitais, antes geridos pelas Organizações Sociais.

Publicado em 29/02/2020 às 9:50 | Atualizado em 29/02/2020 às 16:43


                                        
                                            João estabelece em decreto regras para funcionamento da Fundação PB Saúde
Hospital de Mamanguape vai ser o primeiro a ser gerido pela PB Saúde

				
					João estabelece em decreto regras para funcionamento da Fundação PB Saúde
Hospital Regional de Mamanguape vai ser o primeiro a ser gerido pela PB Saúde. Foto: divulgação. Hospital de Mamanguape vai ser o primeiro a ser gerido pela PB Saúde

O Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29) trouxe a publicação do decreto do governador João Azevêdo (Cidadania) criando a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB Saúde, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). O decreto também vem anexado o estatuto da fundação, que irá administrar os hospitais públicos estaduais da Paraíba, antes geridos por Organizações Sociais, alvos da Operação Calvário.

Conforme o decreto, o patrimônio inicial da PB Saúde será constituído dos bens móveis e imóveis, direitos e obrigações que lhe forem transferidos, assim como pelo aporte inicial de R$ 20 milhões. Este aporte será realizado até o dia  31 de dezembro deste ano, podendo ser feito em parcelas a serem definidas pela Secretaria de Estado da Fazenda.

O decreto também incumbe a SES e a Secretaria de Estado de Administração (SEAD) de, em até 120 dias, adotar providências para a transferência da propriedade do Hospital Geral de Mamanguape, para compor o patrimônio da PB Saúde, incluído o imóvel, o acervo técnico, documental, mobiliário e de equipamentos.

Para maior controle, as despesas realizadas pela PB Saúde será acompanhadas por técnicos da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), apesar da fundação ter autonomia e seu orçamento não compor o orçamento fiscal do Poder Executivo estadual. A PB Saúde encaminhará relatório anual ao Conselho Estadual de Saúde e às Comissões de Saúde e de Finanças da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

Estatuto

Conforme o estatuto, a Fundação PB Saúde terá personalidade jurídica de direito privado e será dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial e com quadro de pessoal próprio; e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ela irá funcionar em um imóvel na Rua São Paulo, Bairro dos Estados, João Pessoa.

A PB Saúde será administrada por um Conselho de Administração, composto por oito membros, uma Direção Superior, composta por três membros, e um Conselho Fiscal, com cinco representantes.

Em relação ao pessoal, eles serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nomeados através concurso, ou processo seletivo simplificado público de provas ou de provas e títulos, ressalvados os empregos de livre nomeação e exoneração. O quadro funcional e a estrutura remuneratória serão propostos pela Direção

Superior e aprovados pelo Conselho de Administração.

PB Saúde

A Fundação PB Saúde se tornou uma opção para o governo depois das revelações de que organizações sociais estariam pagando propina a autoridades no Estado. Juntando com desvios de recursos em contratos na área de educação, os desvios chegariam a R$ 134,2 milhões, de acordo com dados do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).

A Fundação PB Saúde foi autorizada através de lei pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no último dia 12 de fevereiro, mesmo com o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contrário à aprovação. A lei entrou em vigor no último dia 16 de fevereiro, com a publicação no DOE.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp