icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Jornal da Paraíba traz nova pesquisa em JP

Edição deste domingo (22) trará a primeira pesquisa dentro do período eleitoral.

Publicado em 21/07/2012 às 6:00


A edição de domingo do JORNAL DA PARAÍBA traz a primeira pesquisa Ipespe dentro do período eleitoral, que vai mostrar como anda a corrida pela Prefeitura de João Pessoa. A novidade da terceira pesquisa do Ipespe, na capital, é a iniciativa pioneira da Rede Paraíba em trazer a análise de um especialista em eleições. O sociólogo e analista político Luiz Ernani T. da Costa Silva deverá analisar o resultado das pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno das eleições e da disputa em um eventual segundo turno.

O superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, disse da sua expectativa: “É a primeira pesquisa que a gente faz com os candidatos efetivos, de modo que ela já refletirá o que a população pensa neste momento. A análise técnica de um profissional especializado só deve enriquecer ainda mais os leitores sobre o cenário em que se encontra a política em João Pessoa”, observou.

Atuando há vários anos na execução de pesquisas qualitativas para candidatos, o professor Luiz Ernani Costa Silva disse que uma análise aprofundada sobre os números de intenção de votos pode evitar interpretações equivocadas. “Vamos nos debruçar, sobretudo, na pesquisa espontânea, porque é aquele voto garantido, que só muda se acontecer alguma denúncia muito grave contra o candidato”, disse.

Segundo Costa Silva, na estimulada, o eleitor pode mudar de opinião a qualquer momento, alterando o resultado divulgado. “A análise qualitativa é fundamental para o candidato ganhar a campanha. Aquele que não a faz pode dar um tiro no pé, porque pode planejar equivocadamente a sua campanha. Enquanto a quantitativa dá a temperatura exata daquele dia, a qualitativa dá a versão da temperatura”, afirmou.

A pesquisa do Ipespe ouviu 800 eleitores de João Pessoa, que se manifestaram sobre as candidaturas de José Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB), Luciano Cartaxo (PT), Estelizabel Bezerra (PSB), Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU) e Lourdes Sarmento (PCO). Eles também tiveram a oportunidade de opinar sobre as atuais administrações do Governo do Estado, da Prefeitura e da Câmara de João Pessoa.

No primeiro turno, além desta, o JORNAL DA PARAÍBA publicará outras quatro pesquisas em João Pessoa, sendo uma pelo Ipespe e três pelo Ibope.

Guilherme Lima informou, ainda, que se houver segundo turno em João Pessoa, serão realizadas mais duas pesquisas pelo Ibope. Também estão previstas duas pesquisas pelo Ipespe nas cidades de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Patos, Monteiro, Sousa e Cajazeiras. Em Campina Grande será adotado o mesmo critério de João Pessoa, ou seja, duas pesquisas pelo Ipespe no primeiro turno e mais três pelo Ibope.

Havendo segundo turno, serão realizadas mais duas pesquisas pelo Ibope.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp